Professores organizam protesto em Poá no dia 17
Foto: Rodrigo Nagafuti / Secom Poá

Professores organizam protesto em Poá no dia 17

Categoria apresentou sua pauta de reivindicações em fevereiro e não houve qualquer negociação

A Associação dos Profissionais e Trabalhadores da Educação de Poá (APEP) promoverá uma manifestação na próxima quarta-feira (17), ás 14 horas, em frente a Prefeitura para cobrar uma resposta da administração municipal sobre a pauta de reivindicações da categoria apresentada em fevereiro. A entidade afirma que até o momento está sendo ignorada e que a paralisação é contra a indiferença por parte da gestão da prefeita Márcia Bin (PSDB).

‘Mesmo diante da apresentação da pauta protocolada em fevereiro deste ano pela APEP e após inúmeras solicitações frustradas para que o governo abrisse diálogo, chegamos ao mês de maio sem nenhuma posição oficial do governo quanto ao reajuste do funcionalismo e respostas aos demais itens solicitados. Nenhuma reunião foi realizada desde a posse da prefeita, que confirma que sua administração, eleita democraticamente não respeita as organizações dos trabalhadores”, pontuou o presidente do sindicato, Franklin Valdemar do Nascimento.

Entre as reivindicações da categoria estão o reajuste de 53,1%, aumento do vale alimentação para R$ 790,57, a criação de um prêmio de desempenho educacional para todos os profissionais da Educação calculado conforme elevação dos índices educacionais e frequência do servidor. Na campo pedagógico, os professores solicitam a redução do número de alunos por classe, ampliação do quadro de profissionais e de agentes de segurança e programa de formação continuada.

Considerada uma questão emergencial, a revogação imediata das leis que suspendem e reduzem o valor do vale alimentação também está sendo cobrada do Executivo. O assunto rendeu diversos protestos e paralisações em 2021 e 2022.  A entidade reforça ainda que a cidade está arrecadando mais do que se previa e que por isso “não há qualquer justificativa para que o governo mantenha o confisco do vale alimentação dos servidores e não apresente uma proposta decente à categoria”.

Questionada pela reportagem se iniciará uma negociação com a categoria, a Prefeitura de Poá informou que as demandas oriundas dos profissionais da educação estão sendo analisadas.

Com Informações: Portal News

Fechar Menu