Justiça de SP reconhece vínculo empregatício entre app e motoboy
Divulgação/Loggi

Justiça de SP reconhece vínculo empregatício entre app e motoboy

Sentença  vale para todo o país e exige registro dos condutores, pagamento de adicional de periculosidade e proíbe empresa de contratar autônomo.

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Uma decisão da Justiça do Trabalho de São Paulo pode mudar a relação de trabalho entre entregadores de empresas de aplicativos.

A juíza titular de 8ª Vara do Trabalho Lávia Lacerda Menendez reconheceu a existência de vínculo empregatício entre a Loggi – aplicativo de entrega – e motoboys.

A ação foi movida pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), em agosto de 2018, e tornada pública nesta sexta-feira (6).

A decisão abrange todo o país e beneficia cerca de 15 mil motoboys com cadastro ativo no aplicativo. A empresa pode recorrer.

Com a sentença, o aplicativo terá, além de reconhecer vínculo trabalhista, pagar indenização de R$ 30 milhões que deverá ser destinada a instituições beneficentes.

Em sua decisão, a juíza entendeu que há relação de emprego no contrato que a Loggi estabelece com os motoboys e afirma que a Loggi promove concorrência desleal visto que a ausência de relação de emprego exime a empresa de pagar impostos e encargos trabalhistas, o que a coloca em vantagem econômica em relação a outras empresas do segmento.

Com isso, exigiu que a empresa “efetue o registro em sistema eletrônico de todos os condutores profissionais cadastrados em seu sistema que tiveram efetiva atividade nos últimos dois meses, desde 6 de outubro deste ano, bem como daqueles que voltarem a se ativar pela Loggi ou nela se cadastrarem a partir da publicação desta sentença(sexta-feira, 6) até três meses”.

A empresa tem até o dia 6 de março de 2020 para regularizar a situação, sob pena de pagamento de multa no valor de R$ 10 mil, por infração e por trabalhador encontrado em situação irregular.

De acordo com a sentença, a Loggi não poderá mais contratar os entregadores como autônomos, terá de pagar adicional de periculosidade e respeitar o intervalo interjornada, impedindo a oferta de serviço para os seus condutores por 11 horas seguidas, assim como a limitação de oferta após 8 horas de efetivo serviço.

A juíza também estabeleceu que apenas profissionais com idade mínima de 21 anos, dois anos de habilitação na categoria e com aprovação em curso do Contran poderão trabalhar no aplicativo.

As motos devem estar regularizadas, atendendo as exigências previstas em lei, e os condutores deverão usar colete de segurança dotado de dispositivos retroreflexivos.

Entre outras determinações, a Loggi terá de pagar adicional de periculosidade e fica proibida de oferecer prêmio por produção, taxa de entrega ou comissão, em caráter individual ou coletivo, “como forma de pagamento de salário ou remuneração, não permitindo que os ganhos de produtividade dos seus empregados motociclistas se deem com a intensificação do trabalho ou aumento da carga de trabalho”.

Se não cumpridas as exigências, a empresa terá de pagar multa no valor de R$ 10 mil, por infração e por trabalhador encontrado em situação irregular.

De acordo com o procurador do MPT-SP Rodrigo Castilho, que assinou a ação, a decisão é extremamente relevante porque abre precedente para ações semelhantes e reconhece a tese do MPT contra a precarização proporcionada por aplicativos.

“A Loggi trouxe desregulamentação ao setor ao garantir vantagem econômica por meio da concorrência desleal. Isso afetou outras empresas do ramo e provocou a migração de motoboys formalmente registrados nessas empresas para o aplicativo. Então essa sentença promove a regulação do setor e afasta a ideia de que não há vínculo empregatício entre o aplicativo de entregas e os motoboys”, explicou o procurador.

Para o procurador-geral do MPT, Alberto Balazeiro, a sentença da Justiça do Trabalho é muito importante, porque é primeira proferida numa ação civil pública de autoria do Ministério Público Trabalho no âmbito das relações entre trabalhadores e empregadores com de uso de aplicativos.

“É importante também porque declara a relação jurídica de emprego entre os condutores profissionais que prestam serviços de transporte de mercadoria por meio de plataformas digitais.”, destacou.

Decisão abre precedente, mas está longe de ser definitiva

Para a advogada trabalhista Adriana Calvo a decisão é importante, abre precedente, mas o tema está longe de ser pacificado.  A maioria dos tribunais paulistas, segundo ela, não reconhece esse tipo de vínculo. “Isso não ocorre apenas no Brasil, mas em todos os países que contam com esse serviço. ”

Adriana diz que a legislação não tem critérios para esclarecer esse tipo de relação de trabalho e há uma forte probabilidade de a decisão ser revertida no tribunal.

“Eu entendo que as novas relações jurídicas dos trabalhadores de plataforma, não se encaixam no modelo tradicional da CLT [Consolidação das Leis do Trabalho] da era Getulio Vargas, de empregado x autônomo. É necessário definir novos critérios para o conceito de empregado no século XXI, na era digital. ”

A advogada ressalta, no entanto, que no caso da Loggi, o que deu força para a decisão foi o fato de ela ter uma forma diferenciada de trabalhar e estabelecer algumas exigências que se aproximam da relação de emprego.

“Há subordinação, pessoalidade, não eventualidade e onerosidade. Com esses fatores ficou mais fácil para o MPT provar o vínculo empregatício. ”

Espanha e Itália tem a figura ‘autônomo dependente’

Adriana acredita que falta no Brasil a criação de uma nova figura na relação de trabalho, além do empregado e o autônomo. “Um motorista de aplicativo não tem a subordinação direta de um superior, mas não pode escolher qual cliente atender, por exemplo. Ele realiza um trabalho autônomo, mas que não tem total independência na sua atuação. ”

Ela diz que na Espanha e na Itália existe a figura do autônomo dependente e que a legislação trabalhista deve caminhar para esse lado em decisões futuras.

Em nota, a Loggi enviou o seguinte posicionamento:

A Loggi lamenta a decisão da Justiça do Trabalho que considerou, em primeira instância, a existência de vínculo de emprego entre entregadores e a empresa de tecnologia.

A empresa reitera que a decisão pode ser revista pelos tribunais superiores e que continuará gerando renda para milhares de entregadores, clientes e movimentando a economia brasileira.

Para garantir a proteção social aos milhares de entregadores autônomos, a Loggi só cadastra profissionais que sejam Microempreendedores Individuais (MEI), sistema criado pelo governo federal para formalizar os profissionais e assegurá-los aposentadoria e assistência social.

Preocupada com todos os parceiros, a Loggi disponibiliza seguro contra acidentes, oferece cursos de pilotagem, realiza campanhas permanentes de segurança no trânsito e disponibiliza locais para descanso e convívio (Toca da Loggi) para todos os entregadores autônomos.

As novas tecnologias vieram para promover a aproximação de profissionais liberais com pessoas interessadas na contratação, proporcionando maior geração de renda, oferecendo oportunidades que não existiam anteriormente. São médicos, advogados, motoristas e entregadores que podem se beneficiar dessa revolução tecnológica.

Essa transformação digital já está trazendo mudanças estruturais em todo mercado de trabalho e na economia, a partir de jornadas mais flexíveis e uso de tecnologias para encontrar oportunidades de renda.

Em modelos de negócio que promovem a inovação, é natural que haja dúvidas sobre como eles funcionam. Desde outubro de 2018, a empresa tem dialogado com o Ministério Público do Trabalho e os demais órgãos responsáveis, esclarecendo as dúvidas acerca do funcionamento de sua plataforma.

Com Informações: R7

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