Guido Guida começa a atender como Pronto Atendimento 24 horas, em Poá
Foto: Janaina Rodrigues

Guido Guida começa a atender como Pronto Atendimento 24 horas, em Poá

Prefeitura justifica crise financeira que impediu a manutenção da estrutura, sobretudo de internações.

O Guido Guida deixou de ser um hospital municipal de Poá e começou a atender à população como Pronto Atendimento 24 horas, informou nesta terça-feira (14) a prefeitura.

Em setembro deste ano, a Prefeitura de Poá, a nova administração da cidade informou que estava enfrentando problemas econômicos e, por isso, estava em trâmite para rebaixar o hospital a pronto atendimento, já que a unidade é mantida exclusivamente com recursos municipais.

Agora, a Secretaria de Saúde de Poá diz ter concluído os trâmites de transformação do Hospital Municipal Guido Guida para Pronto Atendimento 24 Horas (PA) junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria estadual de Saúde.

De acordo com a responsável pela pasta, Claudia Cristina de Deus, os problemas financeiros e de Recursos Humanos (RH) são os principais problemas que dificultam a manutenção do Guido Guida, já que não contam com recursos estaduais.

Segundo a responsável pela Pasta, a mudança para Pronto Atendimento 24 horas diz respeito apenas às internações que deixaram de ser feitas no local. “Os pacientes que chegam ao Guido Guida necessitando de internação, são recebidos e colocados em observação, posteriormente, são transferidos para os hospitais de referência (Santa Marcelina – Itaquaquecetuba e o Regional Dr. Osíris Florindo Coelho – Ferraz de Vasconcelos), ou seja, ninguém fica sem atendimento ou deixou de encontrar algum serviço em virtude da mudança. Estamos reorganizando o atendimento e funcionamento do P.A e, ao mesmo tempo, a saúde financeira da cidade com a finalidade de melhorar a qualidade do serviço na esfera da saúde, bem como em todo o município”, finalizou a secretária.

A secretária ressaltou que a alteração de hospital para Pronto Atendimento 24 Horas não afetou os serviços destinados à população. “É bom frisar que todos os serviços foram mantidos como, por exemplo, o atendimento clínico para adultos, assim como a Porta Covid que se manteve com atendimento separado para os pacientes com suspeita ou infecção pela Covid-19 e a pediatria que também está no Guido Guida com triagem, instalações (inalação, observação e medicação), também serão separadas dos demais atendimentos”, afirmou Claudia.

Com Informações: G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Fechar Menu