Guarda Municipal de Suzano age para impedir crime ambiental e apreende retroescavadeira
Foto: Secop

Guarda Municipal de Suzano age para impedir crime ambiental e apreende retroescavadeira

Ocorrência foi registrada na Vila Ipelândia na última quarta-feira (07/05); agentes também atuaram em casos de tráfico de drogas e localização de veículo furtado em dias anteriores

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano flagrou na última quarta-feira (07/05) uma intervenção irregular em Área de Proteção Permanente (APP) localizada na estrada Inoue, região da Vila Ipelândia. O caso foi atendido pelo Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), com apoio do Canil, após denúncias de descarte ilegal de entulho. Uma retroescavadeira foi apreendida.

Durante patrulhamento preventivo, os agentes observaram um caminhão em contrafluxo e uma retroescavadeira entrando na chácara da via, cujo portão foi fechado logo em seguida. Munícipes relataram que veículos com entulho estavam sendo descarregados no local. A equipe utilizou um drone para sobrevoar a área e confirmou que resíduos estavam sendo usados para aterrar parte do terreno.

Segundo verificação em aplicativo especializado (QField), tratava-se de uma área pertencente à Zona de Proteção e Recuperação dos Mananciais (ZPRM) e de Parcelamento Irregular. O responsável pelo imóvel admitiu não possuir autorização para a movimentação de terra. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Crimes Ambientais (Dicma) de Mogi das Cruzes, onde os envolvidos prestaram esclarecimentos. A retroescavadeira foi apreendida, e a área foi preservada para perícia ambiental.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, a ação reflete o compromisso da GCM com a proteção do meio ambiente e o cumprimento da legislação. “Nosso trabalho vai além da segurança pública. Preservar as áreas naturais é fundamental para o bem-estar da cidade e das futuras gerações”, afirmou.

Com Informações: Secop

Fechar Menu