Funcionários do Metrô também decidem entrar em greve
Sergio Andrade/Governo do Estado de SP

Funcionários do Metrô também decidem entrar em greve

Anúncio foi divulgado pelo Sindicato dos Metroviários, após trabalhadores da CPTM prometerem paralisação de 24 horas no próximo dia 3 de outubro

Os trabalhadores do Metrô, em São Paulo, tomaram a decisão de unir forças com os funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na greve agendada para o próximo dia 3 de outubro. Ambas as categorias estão se mobilizando contra os planos de privatização das linhas do sistema ferroviário.

A presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Camila Lisboa, anunciou essa decisão, que também foi deliberada em uma assembleia, por meio das redes sociais na quarta-feira (20).

Se as negociações não levarem ao seu cancelamento, o movimento grevista programado para o início de outubro deverá impactar operações de diversas linhas, incluindo a 11-Coral (que atravessa Mogi das Cruzes e outras cidades do Alto Tietê). 

O governo de Tarcísio de Freitas tem planos de conceder todas as linhas da CPTM e do Metrô de São Paulo à iniciativa privada, com o leilão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade programado para 2024.

Os estudos para a concessão dessas linhas estão sendo elaborados pelo International Finance Corporation (IFC). No caso das Linhas 11, 12 e 13, a previsão é que atendam cerca de 1 milhão de passageiros diariamente, enquanto as linhas 10 e 14, somadas, atendem a aproximadamente 940 mil passageiros por dia.

Com Informações: O Diário de Mogi

Fechar Menu