Festas Juninas pedem cuidados redobrados para evitar queimaduras
Foto: Reprodução Internet

Festas Juninas pedem cuidados redobrados para evitar queimaduras

Em junho está aberta a temporada das festas juninas e junto com os festejos vem o alerta máximo para prevenir as queimadas e queimaduras.

Fogueiras, balões e fogos de artifícios são muito comuns nessa época do ano e a falta dos devidos cuidados podem causar acidentes graves como incêndios e queimaduras em estágios bem elevados.

As queimaduras são lesões causadas por calor, frio, eletricidade e produtos químicos. No caso das festas juninas, o calor é o fator preponderante desses acidentes.

As lesões, normalmente, afetam a pele, mas há casos em que, por conta da profundidade, podem atingir músculos, ossos e vasos sanguíneos.

Durante o ano, há registros de queimaduras provocadas em ambiente doméstico como situações em que o álcool líquido é usado sem critério, líquidos quentes são derramados acidentalmente na pele assim como lesões são ocasionadas pelo manuseio incorreto de ferro de passar, panelas e fornos.

No entanto, quando chega junho, é recorrente o aumento de casos de queimaduras causadas durante as festas juninas.

Prevenção

Quando o ambiente é de festa junina alguns artefatos são ícones dessas comemorações. A fogueira, por exemplo, deve ser acesa com materiais próprios e ser mantida em local isolado, fora de áreas de circulação de pessoas, principalmente crianças.

Para acender fogueiras, churrasqueiras e fornos existem kits específicos que facilitam a ação com segurança, por isso o álcool líquido não é o recomendado, pois cerca de 40% das queimaduras tem como causa essa substância.

Os balões são um capítulo à parte nas festas juninas porque soltar esse acessório é proibido por lei, no entanto ainda é bastante comum serem utilizados mesmo que representem riscos para quem solta e para as demais pessoas bem como ao ambiente porque, ao caírem, geralmente causam incêndios em casas, prédios e matas, além de causar danos à rede elétrica.

Tipos De Queimaduras

As lesões causadas por queimaduras têm graus distintos porque têm intensidades e gravidades diferentes, mas não por isso devem deixar de serem tratadas imediatamente.

Queimaduras De 1º. Grau

A vítima de queimadura de 1º. Grau enfrenta lesão menos perigosa porque atinge a camada superficial da pele e apresenta, normalmente, aspecto avermelhado. A lesão é quente e dolorida.

Os especialistas recomendam fazer compressas frias nas primeiras horas do acidente. Usar produtos popularmente difundidos como pasta de dente ou manteiga no ferimento, não tem fundamento. O que é indicado é o uso de óleo mineral ou vaselina líquida para hidratar a queimadura, de analgésico e de filtro solar.

Queimaduras De 2º. Grau

Quando a queimadura atinge o 2º. grau geram bolhas e muita dor. As bolhas podem ser drenadas, nunca retiradas por servirem de curativo biológico.

Após o rompimento da bolha, é indicado fazer curativos com sulfadiazina de prata ou nitrato de cério e, antes, porém fazer a limpeza do local com água corrente e clorexitina. Depois de cicatrizado, o recomendado é usar filtro solar para evitar manchas.

Queimaduras De 3º. Grau

É a mais grave das lesões porque atinge todas as camadas da pele e podem chegar até os músculos e causar graves deformidades.

A pessoa com queimaduras nesse estágio deve ser encaminhada ao hospital para que ´seja administrado sódio, potássio ou cálcio e também seja hidratado. Esses casos podem exigir, entre outros cuidados, procedimentos para a retirada de tecidos necrosados e a realização de limpeza e enxertos.

Apesar das queimaduras terem gravidades diferentes, em todos os casos, os médicos recomendam o encaminhamento ao pronto atendimento.

Como todas as festas, as comemorações juninas são para diversão, então as brincadeiras deixam de ser lazer quando deixam o objetivo inicial e se tornam um perigo para a própria pessoa, para as outras e para o ambiente.

Portanto, as festas juninas devem sempre ser motivo de alegria, descontração e valorização da cultura brasileira, nunca uma aventura para testar limites e comprovar riscos.

Com Informações: Internet

Fechar Menu