Ferraz de Vasconcelos recebe carreta da mamografia
Foto: Divulgação

Ferraz de Vasconcelos recebe carreta da mamografia

O atendimento começa na terça-feira (19) e vai até 30 de outubro. Diariamente poderão ser realizados até 50 exames, todos feitos na hora.

As mulheres com idades entre 50 e 69 anos poderão realizar exames de prevenção ao câncer de mama na carreta da mamografia que estacionou em Ferraz de Vasconcelos nesta segunda-feira (18).

A ação faz parte do programa “Mulheres de Peito” do governo do Estado e integra o calendário do “Outubro Rosa” da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos que irá promover ações de orientação e cuidados médicos de detecção precoce do câncer de mama.

O atendimento começa na terça-feira (19) e vai até 30 de outubro. Diariamente poderão ser realizados até 50 exames, todos feitos na hora.

Para fazer a mamografia não é necessário pedido médico. Basta estar na faixa etária da campanha e apresentar RG e cartão SUS. Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

As pacientes fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para rastreamento do câncer de mama também podem utilizar o serviço. Neste caso, é preciso apresentar pedido médico, além de RG e cartão SUS.

Os exames de mamografia são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas no exame são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem, serviço da secretaria que emite laudos à distância, na capital.

A unidade ficará estacionada na rua Tito Temporim, 162, Jardim São João.

Para contribuir com a agilidade e qualidade do diagnóstico, além do mamógrafo, cada carreta possui conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Há equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos.

Com Informações: G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Fechar Menu