Evento marca entrega de drones para fiscalização ambiental em Suzano e região
Foto: Divulgação Secop

Evento marca entrega de drones para fiscalização ambiental em Suzano e região

Equipamentos foram colocados à disposição pela Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro)

A cidade de Suzano recebeu, nesta quinta-feira (14/09), representantes de nove municípios integrantes do Grupo de Fiscalização Integrada do Alto Tietê Cabeceiras (GFI-ATC), que promove ações em conjunto para garantir a preservação de áreas de mananciais na região. O grupo se reuniu no Cineteatro Wilma Bentivegna para receber drones por parte da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), do governo do Estado de São Paulo, com o intuito de aprimorar o trabalho de vigilância dos locais sob proteção ambiental. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente recepcionou os convidados durante o evento. Estiveram presentes o chefe da pasta, André Chiang; a diretora de Fiscalização e Controle Ambiental; Solange Wuo; as coordenadoras Andreia Nascimento e Natacha Nakamura; e o fiscal Edson Nilson, que recebeu o drone por Suzano.

Representando os outros municípios contemplados com o equipamento, participaram da cerimônia a secretária de Meio Ambiente de Poá, Claudete Canada; o diretor de Fiscalização e Planejamento Ambiental de Ferraz de Vasconcelos, Noel Mota Lima; o secretário de Meio Ambiente de Biritiba Mirim, Marcel Mendonça; o coordenador técnico ambiental de Santa Isabel, Wagner da Silva Moreno; o chefe da Divisão de Licenciamento da Secretaria de Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, Tiago Eller; o diretor de Meio Ambiente de Arujá, Erik Vinicius de Oliveira; a chefe da Divisão de Meio Ambiente e o secretário da Defesa Civil de Paraibuna, Suelen da Lima e Carlos Albertos dos Santos, respectivamente; e o secretário de Meio Ambiente de Salesópolis, Douglas Prado. Todos os citados foram chamados ao palco para receber o drone das mãos do coordenador da CFB, Rafael Frigério.

A aquisição faz parte de um projeto para a estruturação dos municípios que integram o GFI-ATC. Técnicos de cada cidade ainda receberam um treinamento para operar o equipamento, que garantirá registros de imagens de boa qualidade das áreas que precisam ser monitoradas. Suzano e os outros municípios parceiros já receberam tablets e computadores, em abril deste ano, com o objetivo de garantir mais subsídios para o desenvolvimento deste trabalho. Numa etapa futura, as cidades ainda ganharão um veículo, que dará suporte para as atividades relacionadas à preservação dos recursos naturais em área de proteção dos mananciais.

O coordenador do CFB, Rafael Frigério, destacou que o evento marca mais um importante avanço no processo de fiscalização dos municípios. “É um momento de agradecer a todos os presentes e cumprimentar a Prefeitura de Suzano pela recepção e parceria em distintas frentes. Temos visto com um olhar muito positivo o engajamento que tem ocorrido entre os municípios do GFI-ATC. Estamos melhorando a cada dia nossa integração de esforços, garantindo a estruturação e a capacitação desse grupo”, ressaltou.

A diretora de Fiscalização e Controle Ambiental de Suzano, Solange Wuo, afirmou que o drone traz qualidade às vistorias e aos laudos, otimiza os recursos humanos e aumenta as ferramentas disponíveis para a proteção do município. “Este equipamento consegue fazer um monitoramento de área de forma mais rápida, garantindo um alto grau de qualidade dos registros. Poderemos vistoriar locais que não são acessíveis e manter sob vigilância contínua as áreas em que já atuamos. Assim, multiplicamos nossas possibilidades de enfrentamento às ações que colocam em risco os recursos naturais”, disse.

Por sua vez, o secretário André Chiang, reforçou que os municípios estão se estruturando de maneira adequada para combater os crimes ambientais. “Chegamos a um nível muito relevante em relação à fiscalização ambiental. Agradecemos a parceria de todos os municípios e órgãos envolvidos, o que garante a estrutura para realizarmos o trabalho necessário. Os drones, os tablets, os computadores e as capacitações são fundamentais para que possamos desenvolver ações efetivas de preservação”, avaliou.

Também participaram do evento os secretários municipais Elvis Vieira (Planejamento Urbano e Habitação) e Alex Santos (Governo); o vereador Artur Takayama; o subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Edmundo Gomes; o coordenador da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae) e diretor da Vigilância Sanitária, Mauro Vaz; o conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SP) Joni Matos Incheglu; o investigador da Polícia Civil Sérgio Ricardo Monteiro Ramos; e o sargento Renato Jeremias da Silva, da Polícia Militar Ambiental.

Com Informações: Secop

Fechar Menu