Etecs e Fatecs retomam atividades
Foto: Alexandre Moreira/A2 FOTOGRAFIA

Etecs e Fatecs retomam atividades

Sindicato aprovou retomada das atividades na última segunda-feira, mas manteve o estado de greve

A paralisação parcial de funcionários de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), iniciada no dia 8 de agosto, foi encerrada na última segunda-feira (21). A informação é do Centro Paula Souza (CPS), que destacou que as aulas não dadas serão repostas. Após uma reunião na data, o Comando Central de Greve do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps) aprovou o retorno das atividades a partir de ontem (22), com a manutenção do estado de greve. 

O CPS informou ainda que entregou à comunidade acadêmica um estudo sobre as diretrizes do Plano de Carreiras e Salários, elaborado pelo grupo de trabalho encarregado do tema. O documento foi apresentado a uma comissão do sindicato, em reunião presencial, realizada na sexta-feira (18), após um novo ato realizado pelo Sinteps, em São Paulo. “Trata-se de uma proposta inicial, que ainda será debatida nas unidades do Centro Paula Souza”, afirmou a instituição.

Na maioria das avaliações, segundo o sindicato, o movimento foi positivo, com a união de professores, auxiliares docentes e administrativos de todo o Estado. “A apresentação das diretrizes da revisão da carreira foi considerada como fruto da greve, pois até então o que se tinha era um conjunto de slides desencontrados”, destacou a entidade, afirmando, porém, que, há muito descontentamento em relação às diretrizes apresentadas, e a orientação é que os trabalhadores discutam o texto e levantem todas as dúvidas e críticas.

“Assim como faz em todos as greves, o Sinteps encaminhará documento à superintendência do Centro, com vistas ao acordo para reposição das aulas/trabalho e garantia do efetivo exercício e de todos os direitos dos grevistas. O Sindicato orienta todos e todas a aguardarem a atuação coletiva da entidade em relação à reposição”, destacou a entidade.

Como se mantém em estado de greve, o Sinteps afirmou que realizará atividades de mobilização junto a Câmaras Municipais, participando de audiências públicas e outros eventos. Na quinta-feira (24), uma nova audiência será realizada em apoio ao movimento na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O sindicato também deve realizar uma live na próxima sexta-feira (25), às 17 horas, com o tema ““A luta continua! Por um plano de carreira digno, conquistas para todos, em defesa das Etecs e Fatecs”. O link será divulgado em breve. 

Centro Paula Souza 

O Centro Paula Souza reiterou em nota que trabalha para valorizar os servidores da instituição, e a Bonificação por Resultados (BR), referente ao ano de 2022, por exemplo, já foi publicada no Diário Oficial do Estado e será paga até outubro, podendo ser antecipada para setembro. 

A atual gestão, segundo o CPS, já em seu primeiro ano de governo, concedeu um reajuste acima da inflação para os servidores públicos. “O investimento nas Etecs e Fatecs para ampliar as oportunidades de acesso à formação profissional gratuita em São Paulo é compromisso do Governo do Estado de São Paulo”, destacou.

Com Informações: Portal News

Fechar Menu