Conselho Regional de Enfermagem aprova atuação de profissionais no Hospital de Quarentena
Foto: Irineu Jr

Conselho Regional de Enfermagem aprova atuação de profissionais no Hospital de Quarentena

Entidade avaliou o fluxo de atendimento, a escala de dimensionamento de pessoal, a disponibilidade de EPIs, entre outros critérios

O Hospital de Quarentena de Suzano, voltado para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19), recebeu uma visita do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) para inspeção do trabalho dos profissionais da categoria que atuam na linha de frente. A entidade avaliou e aprovou o fluxo de atendimento, a escala de dimensionamento de pessoal, a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros critérios.

De acordo com a coordenadora técnica da unidade, Patrícia Cristina Fontalva Prado, a inspeção não é previamente agendada, a fim de se constatar as reais condições de trabalho. “A vistoria ocorreu em 3 de junho, durante o dia todo, das 10 às 16 horas, e o conselho verificou toda a estrutura do espaço e o fluxo de assistência completo, desde a chegada à alta do paciente”, comentou.

Patrícia explicou que a fiscal Silvia Wada pôde constatar junto aos funcionários a disponibilidade de EPIs e os protocolos de capacitação para atendimento, bem como a escala de dimensionamento de pessoal, conforme o número de pacientes. Outros pontos avaliados foram a padronização de prontuários e o fluxo do serviço, a fim de se evitar a contaminação cruzada. Também foram fiscalizados a central de materiais, o processo de descarte de resíduos e a humanização no atendimento. “Contamos com assistentes sociais e equipe de psicologia para acolhimento e orientação aos familiares”, reforçou.

A responsável técnica disse que nenhuma irregularidade foi constatada pelo conselho, que estabelece notificação e denúncia, se necessário. “Recebemos um retorno bastante positivo, sendo que não houve necessidade de emissão de nenhum relatório pelo Coren. Estamos muito contentes com o resultado”, finalizou.

O secretário municipal de Saúde, Luis Claudio Guillaumon, também comemorou a avaliação satisfatória. Ele disse que o resultado da fiscalização reforça o comprometimento de todos no enfrentamento da pandemia em Suzano. Guillaumon agradeceu ao Conselho Regional de Enfermagem e ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que são entidades sérias, sempre dispostas a auxiliar no aprimoramento dos serviços oferecidos.

O Hospital de Quarentena está localizado nas dependências da Arena Suzano, no Parque Municipal Max Feffer. Atualmente, presta atendimento a 27 pacientes, todos na ala de enfermaria. Até esta quarta-feira (10/06), a cidade já registrou 905 casos confirmados de Covid-19, sendo que 71 pessoas morreram em decorrência da doença e 481 se recuperaram.

Com Informações: Secop

Fechar Menu