Conselho de Defesa do Meio Ambiente empossa membros da Polícia Militar Ambiental em Suzano
Foto: Divulgação

Conselho de Defesa do Meio Ambiente empossa membros da Polícia Militar Ambiental em Suzano

Evento no Cineteatro Wilma Bentivegna, com presença do secretário André Chiang, oficializou ingresso do capitão Daniel Basseto Jatobá e do tenente Edson Alves de Lima

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) empossou nesta terça-feira (20/02), no Cineteatro Wilma Bentivegna, dois membros da Polícia Militar Ambiental, agregando mais uma representação na discussão em torno da pauta ambiental em Suzano. A cerimônia que marcou a chegada dos novos integrantes foi realizada com as presenças dos secretários André Chiang (Meio Ambiente), Afrânio Evaristo da Silva (Segurança Cidadã) e Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos). A partir deste momento, passam a fazer parte do Comdema, como membros honorários, o comandante da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento Ambiental, capitão Daniel Basseto Jatobá, e o comandante do 2º Pelotão da 3ª Companhia de Policiamento Ambiental, tenente Edson Alves de Lima.

A atividade contou com a participação da diretora de Controle e Fiscalização Ambiental, Solange Wuo, e foi prestigiada pelo subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Edmundo Gomes; pelos coordenadores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Natacha Nakamura, Andréia Nascimento e Alan Santos; e pela vereadora Gerice Lione.

A Polícia Militar Ambiental e a Prefeitura de Suzano têm trabalhado em conjunto especialmente nas ações promovidas pelo Grupo de Fiscalização Integrada do Alto Tietê Cabeceiras (GFI-ATC), formado por orgãos estaduais e municipais e conselhos de classe no combate aos loteamentos irregulares na cidade, principalmente em áreas de preservação, como as de proteção dos mananciais. Ao fazer parte do Comdema, a instituição também vai participar das reuniões ordinárias, que ocorrem a cada dois meses, e também dos encontros extraordinários.

Entre os temas que são colocados na pauta do conselho estão incluídas deliberações relacionadas à educação ambiental, ao Setor de Bem-Estar Animal e ao Licenciamento Ambiental Municipal, entre outros. O órgão tem caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador das atividades voltadas para preservação, proteção, recuperação, controle e defesa do Meio Ambiente, com natureza permanente, vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O Comdema conta com oito representantes do Poder Público e oito representantes da sociedade civil organizada, com os respectivos suplentes. Além dos membros das secretarias municipais da Prefeitura de Suzano, integram o conselho, por exemplo, representantes da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano (AEAAS), do Instituto Agroterra, do Sindicato Rural e da Cooperativa de Catadores Univence. O presidente é o engenheiro ambiental Adriano Michel Soares de Souza, que esteve presente na cerimônia de posse.

Um dos novos integrantes, tenente Edson, agradeceu à prefeitura e ao Comdema pela receptividade. “Ao lado da administração municipal e de todos os integrantes do GFI-ATC, temos conseguido frear as invasões de terra e a supressão da vegetação em Suzano, combatendo os parcelamentos irregulares. Temos visto como o município vem se destacando na defesa do Meio Ambiente”, disse.

Por sua vez, o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, deu as boas-vindas à Polícia Militar Ambiental. Segundo o secretário, a chegada de uma instituição como essa mostra o quão importante tem sido o trabalho do Comdema em Suzano.

Com Informações: Secop

Fechar Menu