Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado de Corpus Christi
Foto: GESP

Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado de Corpus Christi

Os postos do Poupatempo estarão fechados na quinta-feira (16), mas retomam o atendimento na sexta-feira (17) em todo o estado

Nesta quinta-feira (16) é celebrado o feriado nacional de Corpus Christi. Com isso, alguns serviços estaduais podem ter horários de funcionamento alterados nesta data.

No Estado de SP, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios. As prefeituras possuem autonomia para determinar rigidez de restrições conforme as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar.

Todas as atividades econômicas devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP (saopaulo.sp.gov.br/planosp/). Veja abaixo o que abre e o que fecha e se programe.

Saúde

Durante o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (16), os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Amanhã (16), apenas o posto de doação da Pró-Sangue de Mandaqui, Dante e Osasco terão expediente, das 8h às 16h30. Na sexta (17), o posto de Barueri e o do Poupatempo de Itaquera serão os únicos que estarão fechados, e, no sábado (18), somente os postos de Osasco, Mandaqui e Dante terão atendimento, das 8h às 16h. Para mais informações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br

O Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na zona Leste da capital, estarão fechados nesta quinta-feira, com atendimento habitual na sexta-feira.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) Sorocaba e Idoso Sudoeste são os únicos que irão funcionar no feriado. Os ambulatórios de Américo Brasiliense, Andradina, Araçatuba, Assis, Atibaia, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Carapicuíba, Casa Branca, Catanduva, Dracena, Franca, Idoso Oeste, Idoso Sudeste, Interlagos, Itapetininga, Itapeva, Itapevi, Jardim dos Prados, Jundiaí, Maria Zélia, Mogi das Cruzes, Ourinhos, Praia Grande, Presidente Prudente, Promissão, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taboão da Serra, Taquaritinga, Taubaté, Tupã, Vale do Jurumirim e Vila Maria também irão funcionar na sexta-feira (17).

Já no sábado (18), os ambulatórios Américo Brasiliense, Araçatuba, Amparo, Bauru, Campinas, Caraguatatuba, Dracena, Franca, Mogi das Cruzes, Ourinhos, Praia Grande, Presidente Prudente, Promissão, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taboão da Serra, Tupã e CRI Zona Norte realizarão atendimento normalmente, inclusive com cirurgias do Mutirão das Cirurgias do Governo de SP. As demais unidades voltam às atividades na segunda-feira.

As unidades da Farmácia Dose Certa não terão expediente na quinta-feira (16), atendendo normalmente na sexta-feira. Com relação as Farmácias de Medicamentos Especializados (FME), conhecidas popularmente como de “alto custo”, somente duas possuem expediente na quinta-feira e na sexta-feira: a NAF Presidente Prudente e Mogi das Cruzes. Já as unidades NAF Barretos, Ribeirão Preto, Campinas – Setembrino, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, Maria Zélia, Bauru, Votuporanga, Guarulhos, Sorocaba, Hospital João Paulo II, Hospital das Clínicas -FMUSP IPQ, Várzea do Carmo e Presidente Prudente retomam o atendimento na sexta-feira (17).

Poupatempo

Os postos do Poupatempo estarão fechados no dia 16 de junho devido ao feriado nacional de Corpus Christi. Na sexta-feira (17), as unidades do Estado voltam a funcionar normalmente para o atendimento presencial, mediante agendamento prévio obrigatório. A exceção é para a cidade de Piracicaba que, devido ao feriado municipal, seguirá fechada. Importante: durante o feriado, o Poupatempo continuará oferecendo serviços por meio dos canais online.

No portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento – o cidadão conta com 206 serviços online, como renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, Atestado de Antecedentes Criminais e acesso à carteira digital de vacinação contra a Covid-19, por exemplo.

Para informações, consulta de endereço e horário de funcionamento das unidades, basta acessar o site do Poupatempo, que está de cara nova, reformulado, para atender às necessidades da população.

CPTM, Metrô e EMTU

No feriado de Corpus Christi, entre a quinta-feira (16) e o domingo (19), as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão alteração na circulação. A operação será monitorada e, se necessário, serão adicionados mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

CPTM – Tanto na quinta quanto na sexta-feira (16 e 17), a operação será de um dia útil normal. Nos dias 18 e 19, os intervalos médios serão os normais programados para sábado e domingo, respectivamente.

EMTU – Nesta quinta-feira (16), a operação de todas as linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU será equivalente à programação de sábado. Já na sexta-feira (17), os serviços seguirão normalmente a programação de viagens e frota de dias úteis. No fim de semana, a operação será normal de sábado e domingo, respectivamente. A circulação das linhas será monitorada e, se necessário, ajustes na programação ou na frota poderão ser realizados. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site www.emtu.sp.gov.br ou no aplicativo EMTU Oficial, disponível para iOS e Android.

METRÔ – As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata terão a operação equivalente à de um sábado na quinta-feira (16). Na sexta-feira (17), a operação seguirá normalmente a programação de um dia útil. Já nos dias 18 e 19, haverá oferta de trens similar à que circula em um sábado. Por conta dos eventos da cidade no fim de semana, a operação também será monitorada para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda.

ViaQuatro e ViaMobilidade – Nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, a operação será equivalente à de domingo no dia 16/06. Na sexta-feira (17), a programação será a mesma de um dia útil normal. No sábado e no domingo (18 e 19), a oferta é normal para o fim de semana.

As Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda funcionarão com oferta e intervalo de sábado no dia 16. Na sexta-feira (17), terão operação de dia útil normal. Sábado (18) conta com operação normal de fim de semana. Já no domingo (19), devido à realização de serviços de manutenção programada, os trens da Linha 9-Esmeralda irão operar com intervalo de 15 minutos entre as estações Jurubatuba e Grajaú.

Bilhetes – Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br.

Bom Prato

Durante o feriado de Corpus Christi, estarão em funcionamento apenas os restaurantes do Bom Prato das unidades 25 de Março, Brás, Campos Elísios, Guaianases, Lapa e São Mateus. Essas unidades também abrem aos sábados e domingos. Na sexta-feira (17), todos os 63 restaurantes do programa estarão em funcionamento.

Já no sábado (18), além dos restaurantes mencionados, também funcionam as unidades de Bauru, Campinas, Carapicuíba, Franca, Rio Claro, Santos I, São José dos Campos e Taubaté. Todos os restaurantes funcionarão normalmente a partir da segunda-feira, dia 20.

Saiba mais sobre o programa Bom Prato, além dos endereços das unidades fixas e móveis, clicando aqui: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/bom-prato-funcionamento/.

Fazenda

Os postos da Fazenda estarão fechados na quinta e sexta-feira (16 e 17), e voltam a funcionar normalmente na segunda (20).

Com Informações: SP Notícias

Fechar Menu