Clínica da Família em Suzano abre nesta segunda com centro odontológico e especialidades
Foto: Mauricio Sordilli/Secop Suzano e Divulgação/Secop Suzano

Clínica da Família em Suzano abre nesta segunda com centro odontológico e especialidades

Novo equipamento da rede municipal de Saúde ainda destinará um espaço exclusivo de consultas e exames para mulheres

A Clínica da Família Dr. André Cano Garcia foi apresentada à população da região norte na manhã de sábado (8), por volta das 10 horas, com novidades para o setor de Saúde Bucal e para crianças com necessidades especiais. Durante a solenidade que marcou a abertura do equipamento, instalado na avenida Jaguari, 37, no bairro Cidade Boa Vista, a Prefeitura de Suzano inaugurou o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Rafaella Marques da Silva e o Núcleo Ciranda, que dará apoio ao neurodesenvolvimento infantil. 

Na oportunidade, também foi lançado o Espaço da Mulher, que será dedicado às consultas nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, com realização de exames de ultrassonografia. Os atendimentos no novo equipamento começam nesta segunda-feira (10), a partir das 7 horas. Durante o evento de entrega do equipamento, ainda foi anunciada a instalação de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima à clínica.

A cerimônia contou com a participação do prefeito Rodrigo Ashiuchi; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi; do secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira; do presidente da Câmara de Suzano, Joaquim Rosa; e de outras autoridades e familiares dos homenageados que dão nome à Clínica da Família e ao CEO, como o vereador Denis Claudio da Silva, que é sobrinho de André Cano Garcia.

Os atendimentos serão prestados conforme encaminhamento do setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, a partir das demandas registradas nos postos da Atenção Básica. A unidade funcionará de segunda-feira a sábado, das 7 às 19 horas, para realização de consultas e exames, proporcionando aproximadamente 2,5 mil atendimentos mensais para crianças, jovens e adultos nas áreas da medicina, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição, por meio de uma estrutura que conta com 15 consultórios.

O setor destinado às especialidades odontológicas da Clínica da Família funcionará como uma extensão do atendimento já existente na unidade da rua Tiradentes, no centro. O espaço abrigará três consultórios, onde atuarão quatro dentistas e dois auxiliares, que ofertarão serviços de semiologia, periodontia, endodontia e cirurgia bucomaxilofacial.

Para o trabalho relacionado ao neurodesenvolvimento infantil, destinado ao público com idade até 11 anos, o equipamento terá o Núcleo Ciranda, com a atuação de uma psicóloga, uma terapeuta ocupacional e uma fonoaudióloga. São estimadas cem ações por mês desta equipe, entre atendimentos às crianças e suas famílias, orientações e consultas compartilhadas. O acesso ao serviço, por se tratar de apoio à Atenção Básica, se dará via discussão do caso com a unidade de referência.

Além destes atendimentos especiais, o corpo de profissionais que estarão à disposição da população nas outras dependências da Clínica da Família suprirá demandas médicas das áreas de cardiologia, otorrinolaringologista, oftalmologia, reumatologia, pediatria e ginecologia, sendo proporcionados ainda acolhimentos fonoaudiológicos, psicológicos e serviços de ultrassonografia e telemedicina.

A composição interna da estrutura será formada por consultórios para os atendimentos odontológicos, oftalmológicos, fonoaudiológicos e de telemedicina e também contará com espaços exclusivos para a assistência das equipes de enfermagem e fisioterapia, incluindo ainda salas dedicadas à realização de raio-X odontológico, ultrassonografia, medicação e reunião.

Ampliação

Sobre os atendimentos, o secretário municipal de Saúde destacou que a abertura da unidade ampliará a oferta de serviços especializados na região norte. O prefeito Rodrigo Ashiuchi ressaltou a relevância da Clínica da Família para a cidade e destacou que, atrás da clínica, será construída uma nova UBS. “Nós já fizemos o pedido para o governo federal por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), colocamos o terreno à disposição e fomos contemplados com uma UBS. Agora precisamos aguardar as próximas diretrizes lá de Brasília para ver qual o próximo passo, mas vamos acompanhar esse assunto de perto para garantir mais esse equipamento para a cidade”, finalizou o prefeito.

Com Informações: Grupo Mogi News

Fechar Menu