Cidades promovem ações contínuas de vacinação antirrábica
Foto: Rodrigo Nagafuti

Cidades promovem ações contínuas de vacinação antirrábica

Campanhas concentradas em agosto não são promovidas desde 2021

Sem detecção da variante canina da raiva no Estado, as campanhas realizadas sempre em agosto, conhecido popularmente como o “mês do cachorro louco”, deixaram de ser realizadas. Em seu lugar, as prefeituras promovem ações contínuas e de rotina para imunização de cães e gatos a fim de evitar casos da doença.
Em Mogi das Cruzes, o município segue as diretrizes do Programa Estadual do Controle da Raiva, que agora prevê a vacinação de rotina. A Prefeitura mantém a vacinação antirrábica para cães e gatos na rotina no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ ), que fica na rua Júlio Mobaid, s/nº, na Vila São Francisco. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Já em Suzano, a Coordenação de Controle de Zoonoses de Suzano explicou que a campanha de vacinação em um período específico, como ocorria tradicionalmente durante o mês de agosto, deixou de ser feita porque a cidade não recebe mais imunizantes do Ministério da Saúde desde 2020. O município depende agora, exclusivamente, do Instituto Pasteur, do governo estadual, que envia doses mensalmente.
“Em razão disso, é realizada a vacinação de rotina ao longo do ano, uma vez por mês, por meio de agendamento. O munícipe interessado deve entrar em contato com a Coordenação de Controle de Zoonoses, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (11) 4745-2064, em dias úteis, das 8 às 17 horas, e marcar uma data para aplicação do imunizante no animal”, explicou a prefeitura, em nota.

Em Ferraz de Vasconcelos, a imunização acontece por meio do programa “Prefeitura no Meu Bairro”, que terá sua próxima edição no final deste mês. A ação leva vários serviços para a população, entre eles o da vacinação antirrábica. O último projeto foi realizado na Vila Margarida, em junho, e imunizou 170 animais do bairro. Os bairros beneficiados são divulgados por antecedência pela administração municipal.

Guararema também segue a Comissão Intergestores Bipartite do Estado – CIB/SP, que no ano de em 2021 aprovou a manutenção da vacinação antirrábica de cães e gatos em estratégia de rotina a suspensão das campanhas anuais de vacinação a partir de 2022.

Com ações de vacinação realizadas no ano inteiro, em Poá todos os bairros são atendidos ao longo dos meses. A imunização é feita por meio do Centro de Bem-Estar Animal (Cebeap), próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) Wellington Lopes, na rua Esmeralda. O atendimento é realizado sempre por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Sem vacinação

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Saúde, informou que não há previsão de uma campanha na cidade e que a vacinação ocorre em regiões com potenciais casos, que não é o caso do município.

Com Informações: Portal News

Fechar Menu