Chegada das chuvas acende sinal de alerta contra dengue
Imagem: Getty Images

Chegada das chuvas acende sinal de alerta contra dengue

Segundo a administração suzanense, em 2020 foram registrados 35 casos de dengue. Já no período entre janeiro e outubro, foram 73 casos confirmados.

Com o início do período de chuvas na região sudeste, algumas das cidades do Alto Tietê começam a se preparar para as medidas de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão das doenças chamadas “arboviroses”, como dengue, zika e chikungunya. A medida vem para frear o aumento nos casos de dengue, que apresentou um crescimento em três das cidades mais populosas do Alto Tietê entre 2020 e 2021.

A Vigilância Epidemiológica de Mogi das Cruzes informou que foram retomadas as vistorias e ações educativas com foco na prevenção nos imóveis. A Secretaria de Saúde destacou que deve evitar objetos e situações, como água em pneus, vasos, potes, piscinas, caixas d’água e outros receptáculos em quintais, jardins e outras áreas. Em 2020, a cidade registrou 36 casos positivos de dengue, enquanto que até sexta-feira foram feitos 81 casos positivos da doença.

A prefeitura de Poá informou que, por meio da Vigilância em Saúde, realizará até o dia 28 de outubro ações de avaliação de densidade larvária, que prevê a vistoria nas residências com o objetivo de coletar amostras de larvas.

“Posteriormente as mesmas serão analisadas com o objetivo de identificar o grau de infestação do Aedes aegypti no município”. Poá é outra cidade que teve mais casos neste ano de dengue: enquanto que em 2020 foram dez confirmações, em 2021 foram 29 casos positivos.

Em Suzano, o setor de Controle de Zoonoses informou que começou neste mês a avaliação de densidade larvária, seguindo recomendações do Ministério da Saúde. Nela, os agentes municipais atuam na identificação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya, mensurando o nível de infestação. “A ação ocorre em toda a cidade por amostragem, ou seja, em trechos dos bairros, com visitas aos domicílios”, explicou.

Segundo a administração suzanense, em 2020 foram registrados 35 casos de dengue. Já no período entre janeiro e outubro, foram 73 casos confirmados.

Com Informações: Portal News

Fechar Menu