Cetesb aplica advertências por descarte irregular em área do piscinão de Poá
Foto: Divulgação

Cetesb aplica advertências por descarte irregular em área do piscinão de Poá

Medidas são contra a Prefeitura de Poá, responsável por descartar no local materiais sem o devido condicionamento

Após vistoria na área do piscinão, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) aplicou duas advertências contra a Prefeitura de Poá por descartar diretamente no solo resíduos diversos sem o devido acondicionamento e pela queima dos mesmos ao ar livre.

De acordo com Agência de Mogi das Cruzes, em dezembro agentes foram até a área, localizada na avenida Vicente Leporace, na Vila Sopreter, e constataram a “estocagem de resíduos diversos, como sucatas recicláveis e não recicláveis, entulhos da construção civil e móveis inservíveis, além da queima de resíduos, com incômodos à população.”

Diante desse cenário, o órgão definiu as ações administrativas cabíveis, sendo elas a aplicação das duas advertências para a Prefeitura de Poá por “dispor inadequadamente, do material na área do piscinão da cidade, diretamente no solo, sem acondicionamento adequado, e por queima de resíduos sólidos ao ar livre.” 

O descarte irregular na área foi denunciado em novembro de 2023 pelo vereador poaense Saul Souza (Avante) e pelo presidente do Partido Progressistas e ex-vereador Saulo Souza (PP) para os órgãos competentes, como a Cetesb Ministério Público (MP). Na ocasião, o “aterro” para onde são levados os materiais coletados pelo programa Cata-Treco pegou fogo, assustando os moradores do entorno e mobilizando, inclusive, o Corpo de Bombeiros.

 De acordo com a denúncia, a Secretaria de Serviços Urbanos de Poá é responsável pela coleta e descarte de resíduos sólidos urbanos, da construção civil e volumosos na área interna destinada à operação e manutenção do piscinão, sendo que o despejo é feito sem qualquer triagem.

Questionada, a Prefeitura de Poá informou que recebeu a notificação e responderá ao órgão responsável dentro do prazo solicitado. “Ainda que o local seja utilizado apenas para a triagem de materiais inservíveis, não há conteúdo armazenado. Importante informar ainda que toda manipulação é feita em conformidade com a legislação ambiental vigente”, acrescentou, em nota.

Com Informações: Grupo Mogi News

Fechar Menu