Central de Interpretação de Libras alcança 51 atendimentos em dois meses
Foto: Secop

Central de Interpretação de Libras alcança 51 atendimentos em dois meses

Projeto inédito no Alto Tietê garante atendimento especial à comunidade surda para acesso aos serviços públicos municipais

A Central de Interpretação de Libras (CIL) da Prefeitura de Suzano alcançou a marca de 51 atendimentos em dois meses de atuação. A iniciativa, que ocorre por meio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e da Secretaria Municipal de Comunicação Pública, é pioneira no Alto Tietê e visa promover o acesso de deficientes auditivos e de pessoas surdas aos serviços públicos municipais com acessibilidade de comunicação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Dentre as ações realizadas destacam-se as prestadas nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e em equipamentos de Assistência Social, com 19 atendimentos; consultas médicas efetuadas por meio da Rede de Atenção à Saúde, com sete; suporte para questões relacionadas ao código do consumidor junto ao Procon, também com sete; assuntos administrativos, com seis; apoio à vítima de violência doméstica, com um acolhimento; e suporte em dúvidas gerais com 11 solicitações. A central funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e os serviços podem ser solicitados por meio de agendamento prévio no formulário on-line disponível no link bit.ly/cilsuzano.

Os atendimentos ocorrem, de forma majoritária, por videochamadas previamente agendadas com até cinco dias úteis de antecedência. O serviço também poderá ser solicitado de maneira emergencial, pelos próprios atendentes dos equipamentos públicos municipais, assegurando o auxílio de intérprete de Libras e assim garantir o pleno atendimento nos diversos serviços administrados pela Prefeitura de Suzano, tais como os acolhimentos junto ao Centro Unificado de Serviço (Centrus), ao Fundo Social de Solidariedade, entre outros.

A munícipe Ana Paula de Campos Mendonça, uma das pessoas atendidas pela iniciativa, relatou sua experiência exitosa com o serviço. “Estava com infecção no ouvido, preenchi o formulário da CIL e fui rapidamente atendida. Esta foi a primeira vez que passei por uma consulta médica em que pude me comunicar por meio da Libras com a presença de um intérprete. Agora já sei da presença da iniciativa na cidade e divulgarei para toda comunidade surda acionar e usar essa ferramenta. Me sinto muito grata e feliz por Suzano ter acessibilidade e inclusão”, comentou.

A dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, destacou a importância e o impacto positivo que o projeto vem alcançando na vida dos suzanenses. “Em pouco tempo tivemos uma grande quantidade de atendimentos, isso denota o quão fundamental é oferecer este tipo de serviço à população. Para além disso, essa iniciativa vem sendo promovida com o máximo de seriedade, de modo em que haja inclusão com comprometimento e responsabilidade”, afirmou.

Por sua vez, o secretário municipal de Comunicação Pública, Paulo Pavione, ressaltou que o acesso à informação deve ser democratizado. “Toda essa assistência que promovemos contribui de forma positiva e direta para facilitar o processo de comunicação deste público. Além disso, esta iniciativa humaniza o acolhimento realizado pelas repartições públicas municipais, o que contribui para o pleno entendimento das informações solicitadas pelos surdos acerca de qualquer serviço que a prefeitura oferece”, disse o chefe da pasta.

Com Informações: Secop

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