Causa do apagão foi falha em equipamento e não tem relação geração de energia, diz ONS
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Causa do apagão foi falha em equipamento e não tem relação geração de energia, diz ONS

Diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, participa de audiência na Câmara nesta terça-feira

O atraso no tempo de resposta de um equipamento causou o apagão nacional do último dia 15, disse nesta terça-feira o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi.

Segundo Ciocchi, relatórios preliminares demonstram que o tempo de entrada em ação do aparelho – que deveria ser de 15 a 20 milissegundos – foi na faixa de 50 a 80 milissegundos, o que teria provocado uma “série de outros pequenos eventos” que, na prática, levaram a uma desconexão do sistema integrado.

Com exceção de Roraima, todas as unidades da federação foram atingidas pelo apagão que desligou um terço das unidades consumidoras do país. O apagão atingiu 25 dos 26 estados e o Distrito Federal.

– A grande pista que foi discutida com técnicos, engenheiros e professores do setor é que aí está a causa de uma série de outros pequenos eventos que levaram à desconexão – disse ele em audiência na Câmara dos Deputados.

Segundo ele, o que ocorreu foi que, quando entraram em funcionamento, os equipamentos não apresentaram o desempenho exigido.

O diretor disse também que não há como atribuir culpa pelo apagão a fontes de geração de energia ou a agentes do setor elétrico.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reforçou que o suprimento de energia está garantido:

– Com R$ 60 bilhões investidos em transmissão vamos garantir estabilidade na ligação Norte-Nordeste.

Com Informações: O Diário de Mogi

Fechar Menu