Campanhas mobilizam moradores do Alto Tietê para doação de agasalhos e cobertores
Foto: Secop

Campanhas mobilizam moradores do Alto Tietê para doação de agasalhos e cobertores

Pelo menos cinco cidades já estão promovendo a arrecadação das peças que serão doadas para famílias carentes dos municípios.

Os municípios do Alto Tietê se mobilizam para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social com agasalhos durante o inverno. Das 10 cidades da região cinco já lançaram a campanha do agasalho.

Ferraz de Vasconcelos e Poá ainda vão lançar a ação. Biritiba-Mirim e Salesópolis não responderam aos questionamentos do g1.

Confira como cada cidade organizou a campanha

  • Arujá

A Prefeitura de Arujá informa que a doação de agasalhos na cidade pode ser feita em um dos 40 pontos espalhados no município. A administração destaca que todas as peças são destinadas a pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade do município.

Segundo a Prefeitura, as peças arrecadadas já estão sendo doadas. De acordo com a Prefeitura no ano passado, foram arrecadadas mais de 40 mil peças de roupas novas ou em bom estado e 5 mil cobertores novos.

  • Ferraz de Vasconcelos

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informa que a campanha de inverno Aquece Ferraz será lançada nos próximos dias. A ação arrecadará roupas de frio, agasalhos, cobertores e roupas de cama em bom estado para doar às famílias em vulnerabilidade e pessoas em situação de rua. As peças serão distribuídas também para entidades parceiras que já promovem esse trabalho social no município.

A Prefeitura destaca ainda que semanalmente o Fundo Social de Solidariedade promove o Bazar Solidário, com centenas de doações em diversos bairros do município. A iniciativa realiza a doação de roupas, calçados, cobertores e diversos donativos para quem precisar, basta comparecer no local e resgatar as peças.

De acordo com a Prefeitura todos os tipos de doações são aceitas e empresas, comércios e interessados em contribuir podem entrar em contato pelo telefone 4678-4018, ou comparecer na Rua Santa Catarina, 330, na Vila Romanopólis.

  • Guararema

A Prefeitura de Guararema informa que a campanha Inverno Solidário arrecada cobertores novos. Os moradores da cidade podem doar em dois pontos de arrecadação: na sede do Fundo Social na Rua Dona Laurinda, 193, Centro e na Prefeitura na Praça Coronel Brasílio Fonseca, 35, Centro.

De acordo com a Prefeitura em 2022 foram arrecadadas 576 peças e 753 cobertores novos doados. Para 2023 a expectativa é de aumentar estes números. Segundo a Prefeitura os cobertores estão sendo encaminhados para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

  • Itaquaquecetuba

A Prefeitura de Itaquaquecetuba informa que a campanha vai começar nesta segunda-feira ( 29) . Os moradores da cidade podem doar peças novas de cobertores, meias, luvas, toucas, mantas e sacos de dormir. Segundo a Prefeitura a peça mais necessária é o cobertor.

A entrega dos itens arrecadados é feita por meio de associações, igrejas e ONGs, que repassam para a população em situação de vulnerabilidade social. De acordo com a Prefeitura, as doações podem ser entregues na sede do Fundo Social na Rua Vereador José Barbosa de Araújo, 195, Vila Virgínia, supermercados, fórum, bancos e repartições públicas. .

  • Mogi das Cruzes

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informa que a campanha Inverno Solidário tem esse ano como foco a arrecadação de peças que aqueçam as extremidades do corpo.

O Fundo Social destaca que toda doação é bem-vinda, mas que meias, toucas e luvas são os itens menos frequentes nos estoques de donativos, por isso, estão sendo priorizados. Porém, também serão recebidos cobertores, agasalhos, além de roupinhas e mantas para pets.

De acordo com a Prefeitura, diversos pontos de coleta estão instalados em prédios públicos e também privados e estabelecimentos comerciais parceiros. As entregas também podem ser feitas na sede do próprio Fundo Social, que fica no primeiro andar do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Quem adquirir ou juntar grandes volumes, pode entrar em contato com o Fundo Social, para que a retirada seja providenciada.

A campanha vai beneficiar mais de 400 instituições sociais, associações e lideranças de bairro cadastradas no Fundo Social.

  • Poá

A Prefeitura de Poá informou apenas que a campanha do agasalho na cidade está prevista para começar em 31 de maio.

  • Santa Isabel

A Prefeitura de Santa Isabel informa que a campanha do agasalho já está em funcionamento e arrecada cobertores, agasalhos, meias, toucas e luvas.

A expectativa da Prefeitura é ultrapassar a arrecadação de 2022, quando foram doadas 500 peças (entre roupas e cobertores).

A doação pode ser feita em caixas que estão no Fundo Social de Solidariedade, Paço Municipal na Praça Fernando Lopes, na Prefeitura Municipal de Santa Isabel na Avenida República, 297 e na UPA.

As peças serão encaminhadas às famílias assistidas pelo Fundo Social. Atualmente são assistidas cerca de 425 famílias mensalmente.

  • Suzano

A Prefeitura de Suzano informa que a campanha do agasalho pretende arrecadas mais de 150 mil peças de roupas e cobertores. Segundo a Prefeitura as doações serão encaminhadas para pessoas em situação de vulnerabilidade. As doações podem ser feitas no Fundo Social localizado na Rua Baruel, 501, Centro; 2º andar, sala 224. A Prefeitura destaca que este é um dos mais de 50 pontos de entrega.

Com Informações: G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Fechar Menu