Caminhão da Boa Energia da EDP visita escolas municipais em Poá
Foto: Divulgação EDP

Caminhão da Boa Energia da EDP visita escolas municipais em Poá

Laboratório itinerante leva atividades sobre uso seguro e eficiente da energia para escolas até o dia 24

O Caminhão da Boa Energia, laboratório itinerante do projeto Boa Energia nas Escolas da EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, estará presente em oito escolas municipais de Poá até o dia 24 de maio.  

No Caminhão da Boa Energia da EDP, os visitantes vivenciam uma série de experimentos, aprendendo, na prática, temas como a preservação dos recursos naturais, o caminho da energia, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica, além de apresentar dicas para usar equipamentos elétricos dentro de casa com maior eficiência.

Atividades que o caminhão-laboratório oferece:

– Painéis Interativos de Eletrodomésticos – quatro painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para disseminação do bom uso da energia elétrica.

– Painéis Interativos de Equivalências – três painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para mostrar o quanto consomem os principais equipamentos de casa ao longo do mês.

– Gerador de Van der Graff – produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula isolada da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem;

– Globo de Plasma – experimento que mostra como uma pessoa passa a ser um condutor elétrico;

– Bicicleta Geradora de Energia – ao pedalar uma bicicleta ergométrica, o esforço transforma energia mecânica em energia elétrica e a energia produzida acende lâmpadas de LED;

– Anel Saltador – o campo magnético da bobina induz uma corrente elétrica no anel, produzindo assim um campo magnético ao redor do anel.

– Arco Voltaico / Chispa – um arco voltaico é resultante de uma ruptura de um gás a qual produz uma descarga, simulando a energia em movimento.

– Pilha Humana – quando encostamos as mãos sobre as placas, fechamos através do nosso corpo um circuito eletrolítico capaz de gerar uma corrente elétrica.

– Comparativo entre Lâmpadas – o experimento simula o consumo e a luminosidade entre uma lâmpada fluorescente compacta e uma lâmpada de LED.

– Sistema de Geração Fotovoltaica – placas de geração de energia utilizam a energia do Sol para gerar parte da energia elétrica que é usada no caminhão. 

Boa Energia nas Escolas

O Caminhão da Boa Energia faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, que contempla o desenvolvimento de atividades pedagógicas voltadas à educação ambiental para professores e alunos da rede municipal de ensino nos municípios da área de concessão da EDP. Realizado há 13 anos, o programa já envolveu de mais de 400 mil alunos e 7.500 professores em 1.520 unidades de ensino. 

No ciclo de 2024, o projeto contempla a participação de mais de 85 mil alunos, em 203 unidades públicas de ensino, espalhadas por 18 municípios.

O projeto da distribuidora de energia faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e mantém um alinhamento com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), em especial os de números 4 (Educação de Qualidade), 7 (Energia Limpa e Acessível) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). 

Cronograma de visitas do Caminhão da Boa Energia em Poá

17 de maio – CEP Prof. José Antonio Bortolozzo

20 de maio – EMEB Estância Hidromineral de Poá 

21 de maio – EMEB Profa. Josefina Costa Calderaro

22 de maio – EMEB Profa.  Walkíria Jannoni Vieira

23 de maio – EMEB Profa. Carolina Ribeiro Rua Formosa

24 de maio – EMEB Prof. Ver. Candido José Balazaima

Com Informações: Grupo Mogi News

Fechar Menu