Câmara de Poá aprova reajuste de 4,6% para servidores
Foto: Reprodução

Câmara de Poá aprova reajuste de 4,6% para servidores

Prefeitura não atendeu as reivindicações dos professores e encaminhou o projeto para votação em regime de urgência

Em sessão extraordinária realizada na manhã de ontem (25), a Câmara de Poá aprovou o projeto de lei do Executivo que prevê o reajuste salarial de 4,6% para os servidores municipais. O índice ficou bem abaixo do reivindicado pela Associação dos Profissionais e Trabalhadores da Educação de Poá (APEP), que pedia 53% para reposição de perdas anteriores.

De acordo com a proposta do Executivo, o reajuste dos salários dos servidores públicos municipais na proporção de 4,65 % foi calculado conforme “índice de inflação apurado pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), nos últimos 12 meses, assegurando, assim, o poder aquisitivo da categoria”.

A Prefeitura de Poá destacou ainda que o índice “proposto está perfeitamente adequado às disponibilidades financeiras do município e as normas da Lei de Responsabilidade Fiscal, obedecendo, também, o Plano Plurianual 2018/2021 e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste exercício”.

Emenda

A fim de garantir um reajuste maior, o vereador Saul Souza (Avante) chegou a apresentar uma emenda elevando o índice para 6%, mas o documento sequer foi lido e apreciado pelos demais parlamentares. Conforme o Mogi News/Dat apurou, de acordo com a presidência da Câmara, os vereadores não tem autonomia para propor aumento salarial para os servidores.

Professores

Em negociação com a gestão municipal há quase um mês, tendo inclusive realizado manifestações para ter sua pauta de reivindicações debatida, a Associação dos Profissionais e Trabalhadores da Educação de Poá afirmou que seguirá negociando com a prefeitura a retomada do pagamento integral do vale-alimentação, que foi cortado em 2021.

Além disso, a categoria também pede a criação de um prêmio de desempenho educacional para todos os profissionais da Educação calculado conforme elevação dos índices educacionais e frequência do servidor. No campo pedagógico, é solicitada a redução do número de alunos por classe, a ampliação do quadro de profissionais e de agentes de segurança e um programa de formação continuada.

Com Informações: Portal News

Fechar Menu