Bancos de sangue do Alto Tietê estão com estoques zerados
Foto: Alesp

Bancos de sangue do Alto Tietê estão com estoques zerados

Os tipos O+, O-, A+ e A- são os que mais estão em falta. Pessoas entre 16 e 60 anos, em boas condições de saúde, podem fazer a doação.

Os bancos de sangue do Alto Tietê estão com o estoque totalmente ou parcialmente zerado de alguns tipos sanguíneos. Os tipos O+, O-, A+ e A- são os que mais estão em falta. Por isso, as unidades buscam doadores de sangue. Pessoas entre 16 e 60 anos, em boas condições de saúde, podem fazer a doação. (Veja abaixo quem pode doar)

Mogi das Cruzes possui dois bancos de sangue. O Centrho de Hematologia e Hemoterapia, que fica na Vila Industrial, e o Hemocentro Transfusão de Mogi das Cruzes, localizado na Santa Casa. Já Suzano tem o Hemocentro Transfusão de Suzano, que fica na Vila Figueira.

Esses bancos abastecem hospitais da região, da capital e até Osasco.

De acordo com a responsável operacional do hemocentro de Suzano, Rebeca Mariana dos Santos, há épocas em que a procura por transfusões de sangue aumenta e os doadores diminuem. “Com a entrada do outono, nós tivemos uma alta nas doenças respiratórias e isso aumenta a demanda por sangue. Nessa época do ano já é mais difícil ter doadores, devido ao frio”, explicou.

A recrutadora do Hemocentro Transfusão de Mogi das Cruzes, Kaylane Carvalho descreveu que cada bolsa de sangue tem 450 mililitros. Essa quantia é retirada em cada doação.

No entanto, a bolsa é fracionada conforme os componentes sanguíneos, o que pode salvar até quatro vidas. “Tem gente que precisa só do plasma ou das plaquetas, a gente divide”, detalhou Kaylane.

A recrutadora relatou que não existe um número exato de quantas doações são necessárias por dia, mas que atualmente, a cada dia, apenas 10 ou 20 pessoas doam.

Veja como doar

Centrho de Hematologia e Hemoterapia

O Centrho de Hematologia e Hemoterapia está precisando de todos os tipos de sangue, entretanto, o O+, O-, A+ e A- estão em falta.

“Estamos em campanha com o Tiro de Guerra o mês todo, mas a demanda de transfusão aumentou nos últimos dois meses nas cidades do Alto Tietê, principalmente nos hospitais de Mogi das Cruzes”, contou a gestora administrativa da unidade, Larissa Feitosa.

Para doar, não é necessário agendar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h, na rua Dona Afife Nassif Jafet, 223, Vila Industrial. Mais informações pelo telefone 4799-2892.

Hemocentro Transfusão de Mogi das Cruzes

O Hemocentro Transfusão de Mogi das Cruzes está com o estoque zerado de O+, O-, A+ e A-. No entanto, recebe doações de todos os tipos.

Segundo Kaylane, a unidade não tem bolsas de sangue para enviar aos pacientes dos hospitais.

Para doar é necessário realizar agendamento pelo telefone 4752-9999. O hemocentro fica na rua Barão de Jaceguai, 1.148, no centro, dentro da Santa Casa.

Hemocentro Transfusão de Suzano

Apesar de ser mais uma unidade a estar sem os tipos O+, O-, A+ e A-, o Hemocentro Transfusão de Suzano também aceita doações de qualquer tipo sanguíneo.

Rebeca relatou que pode ser que, daqui a dois dias, a unidade não tenha mais bolsas de sangue para atender os pacientes, mesmo a equipe buscando por doadores.

“Estamos desesperados, em toda a minha experiência de banco de sangue nunca tinha visto um cenário tão ruim”, desabafou.

Para doar é necessário agendar pelo telefone 4752-9999. O hemocentro fica na avenida Antonio Marques de Figueira, 1861, na Vila Figueira.

Quem pode doar

Confira quais são os requisitos para ser um doador de sangue:

  • Ter entre 16 e 60 anos (menor de 18 acompanhado por um responsável);
  • pesar a partir de 50 quilos;
  • homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias;
  • não estar grávida ou em período de 1 ano após o parto;
  • não estar menstruada;
  • não apresentar gripe ou febre nos últimos 15 dias;
  • não ter feito tatuagem e piercing em menos de seis meses;
  • não ter feito endoscopia em menos de seis meses;
  • estar bem alimentado no dia;
  • ter dormido bem no dia;
  • não ter consumido cigarro, bebida alcoólica ou drogas horas antes da doação;
  • e se estiver tomando remédios, informar.

Com Informações: G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Fechar Menu