Baep será instalado no 32º Batalhão da PM a partir de janeiro
Foto: Divulgação/Governo SP

Baep será instalado no 32º Batalhão da PM a partir de janeiro

Primeiro passo será a instalação da Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep)

Anunciado para Suzano, o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) começa a ganhar forma na cidade a partir de janeiro. De acordo com a prefeitura, o primeiro passo será a instalação da Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep) nas dependências da sede do 32º Batalhão da Polícia Militar, localizada no Jardim Monte Cristo.

“Neste momento, a informação recebida pela administração municipal é de que tropa que ficará lotada na futura unidade está em processo de nivelamento, passando por cursos e capacitações junto a vários grupamentos da corporação, como Rota, Choque e Gate, para se tornar uma força especializada no enfrentamento de crimes violentos”, explicou a administração municipal.

Após ser instalada na cidade, o próximo passo é a transformação da Caep em um Batalhão de Ações Especiais de Polícia, conforme anunciado na última terça-feira (05) pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante solenidade de entrega do Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT).

 Em seu discurso, o político confirmou que Suzano vai receber o Baep e que a conquista é fruto de um “pedido insistente” do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL). O chefe do Executivo, por sua vez, destacou a importância desse reforço. “Em janeiro a gente começa a operação da Caep, futuro Baep, na região. Obrigado, governador, pelo olhar que tem pela nossa cidade e pelo Alto Tietê”, acrescentou.

 Disputa

 A vinda de um Baep para a região foi anunciada em julho pelo secretário de Segurança do Estado, Guilherme Derrite, durante participação em uma audiência pública realizada na Câmara de Mogi.

Na ocasião, o então deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) colocou a disposição uma área pública de Mogi, em Jundiapeba, para receber o Baep. O terreno, localizado ao lado da base da Guarda Municipal no distrito, acabou não sendo escolhido. 

Em discussão na Câmara no mês passado, o vereador José Francimário Vieira (PL) afirmou que Mogi perdeu a oportunidade de receber o batalhão por não ter mais a área oferecida por Bertaioli “Foi uma luta muito grande conseguir aquela área do Estado para criação de um Polo de Segurança, mas a atual gestão cedeu parte do terreno para instalação da Praça da Juventude e Mogi ficou sem terreno para receber o Baep”.

 Na ocasião, a informação foi desmentida pelo parlamentar Maurino José da Silva (Podemos). Segundo ele, o governo do Estado entendeu que Mogi não precisava de um reforço policial como esse por apresentar índices criminais menores que outras cidades da região. “O próprio secretário afirmou que existem regiões com uma necessidade maior desse reforço”, justificou.

Com Informações: Grupo Mogi News

Fechar Menu