Todos os hospitais estaduais do Alto Tietê registram 100% de ocupação nos leitos de UTI para Covid-19
Foto: Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba/Divulgação

Todos os hospitais estaduais do Alto Tietê registram 100% de ocupação nos leitos de UTI para Covid-19

Índice foi registrado nesta quarta-feira (6) e leva em consideração os leitos oferecidos pelo Luzia de Pinho Melo, Santa Marcelina e Regional de Ferraz. No mesmo dia, Secretaria Estadual de Saúde anunciou que abrirá mais leitos na região ainda nesta semana.

Nesta quarta-feira (6), todos os hospitais estaduais do Alto Tietê registraram 100% de ocupação nos leitos de UTI exclusivos para pacientes em tratamento do novo coronavírus (Covid-19). Essa é a primeira vez que o índice é atingido desde o início da pandemia.

A informação é da Secretaria de Estado da Saúde, que também divulgou que iniciará a abertura de novas unidades de terapia intensiva na região ainda nesta semana.

O índice leva em consideração os 38 leitos de UTI oferecidos pelo Estado na região. São 20 no Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, dois no Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba, e 16 no Regional de Ferraz de Vasconcelos.

A taxa de ocupação vinha registrando elevação desde segunda-feira (4), quando Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba estavam sem leitos disponíveis. No dia seguinte, a situação permaneceu e, agora, atingiu o Hospital Regional de Ferraz.

A Secretaria Estadual de Saúde destaca, no entanto, que as taxas variam com a oscilação no decorrer do dia em virtude de fatores como altas, óbitos ou transferências para leitos de enfermaria ou UTI, por exemplo.

Novos leitos

No dia em que os hospitais registraram máxima de ocupação, a Secretaria Estadual de Saúde anunciou que abrirá, ainda nesta semana, mais 20 leitos de UTI nas cidades do Alto Tietê. Com a medida, a capacidade da terapia intensiva do Luzia passará de 20 para 30. Em Ferraz de Vasconcelos o total será 26. Outros 10 leitos de UTI também serão abertos em Guarulhos.

“Estamos em constante monitoramento para reforçar a rede hospitalar para enfrentar a pandemia. Diante do cenário epidemiológico da Covid-19 em todo o mundo, decidimos ampliar os leitos de Terapia Intensiva do Alto Tietê para continuar garantindo assistência a todos que precisarem”, afirmou o secretário Jean Gorinchteyn.

A pasta ainda destacou que “todas as ativações de leitos feitas pela Secretaria são fruto de análise técnica, monitoramento contínuo do cenário do coronavírus e no planejamento da rede, visando salvar vidas e assegurar atendimento igualitário à população”.

Com Informações: G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Fechar Menu