Tem um negócio? Faça propaganda…

Propaganda e publicidade não é gasto, é investimento e todo investimento quando é bem feito e bem aplicado rende dividendos.

Você é dono de um negócio? Ou como dizem os americanos, têm um business? O que é? Faz bolos, salgadinhos, docinhos, cozinha nos finais de semana? Tem um serviço de transportes de pessoas para festas e aeroportos? É cabeleira, manicure, costureira? O seu negócio é de tempo total ou parcial?

O que você tem feito para divulgar o que faz? Nada? Então você está atrasado. Lê tudo o que se relaciona ao seu negócio? Usa as redes sociais? Faz propaganda em algum veículo de comunicação? Tem um cartão de visitas? Tem um website ou uma página no Facebook?

Mesmo com a crise algumas empresas jamais deixam de anunciar e de fazer propaganda, pois não querem “sumir” nos momentos difíceis e complicados para a economia.

Ao contrário querem é aparecer e dizer aos seus consumidores que mesmo enfrentando problemas com a economia estão presentes e com isto incentivam e fomentam progresso. Mais do que acreditar, estas empresas mostram otimismo de que o período difícil vai passar logo e que elas não vão desistir. Diante disto, as vantagens e da necessidade de se fazer propaganda, mesmo que para muitas empresas e empresários isto seja a primeira coisa a ser cortada. Propaganda e publicidade não é gasto, é investimento e todo investimento quando é bem feito e bem aplicado rende dividendos.

A Coca-Cola que é a marca mais conhecida no mundo e é a que mais investe em propaganda e muita gente se pergunta porque investir tanto se a companhia é dona absoluta do mercado de refrigerantes? A resposta mais simples, é a de que a empresa quer ocupar todos os espaços possíveis e não dar nenhuma chance aos concorrentes.

Não há no mundo ninguém que esteja a salvo dos efeitos da propaganda, sejam eles benéficos ou maléficos. Certa vez foi veiculado um documentário sobre propaganda, onde foi exibido uma reportagem sobre monges tibetanos, que vivem a maior parte do ano em isolamento total, saindo uma vez por ano para fazer compras e passear um pouco. Todos eles tinham nos pulsos relógios Seiko, e quando o repórter quis saber o porque deles todos usarem a mesma marca de relógios, a resposta foi a de que a publicidade os convenceu a comprar aqueles relógios. Vejam que mesmo vivendo em isolamento na maior parte do ano, a propaganda da Seiko os convenceu de algum modo, e é onde dá para ver o alcance que tem a publicidade.

Homens e mulheres de negócios sempre investem em publicidade, independente de qualquer situação, pois crêem que ao deixar de anunciar por qualquer motivo a tendência é “sumir” do mercado, e há empresários que baseiam-se sempre no exemplo da Coca-Cola que a cada ano que passa aumenta a sua verba publicitária.

Há milhares de outras empresas que anunciam seus serviços e produtos sem um dia sequer de interrupção e jamais são esquecidas pelos seus clientes e consumidores. Tenha isto como lição para meus negócios e vida pessoal, e sempre que perguntem qual é o melhor investimento que uma empresa pode fazer, a resposta é que são vários, sendo que um dos mais importantes é não deixar nunca de fazer publicidade para se mostrar ao mercado.

Por pior que seja a crise que uma empresa enfrente ou passe, ela deve ter uma verba – nem que for pequena, para dizer ao seu público que permanece ativa e trabalhando, pois é a propaganda é que vai alavancar os negócios e ajudar a vencer as dificuldades.

Tente as redes sociais para começar, constate e contrate alguém que conheça o mercado e que possa ajudar a abrir portas e mercados, mas sobretudo respeite o consumidor pois este é desde sempre o melhor caminho para o sucesso de qualquer empreendimento. Porém fuja dos curiosos, dos que se dizem ‘entendidos’, dos palpiteiros e entregue a divulgação nas mãos de quem é especialista e entenda de verdade. Valorize e invista no seu negócio fazendo propaganda e divulgação do seu produto, serviço ou empreendimento. Você só terá a ganhar…

Por Jehozadak Pereira

Deixe uma resposta

Fechar Menu