TCE encontra irregularidades em farmácias de unidades de saúde em Suzano
Foto: TCE/Divulgação

TCE encontra irregularidades em farmácias de unidades de saúde em Suzano

Os equipamentos de saúde vistoriados em Suzano foram as UBS de Palmeiras e a Isaac Oguime.

Uma fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) encontrou irregularidades em farmácias dos equipamentos de Saúde nas cidades de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano. Os relatórios com os apontamentos foram divulgados nesta quarta-feira (18).

Durante a ação, realizada em 28 de junho, os fiscais do TCE checaram a estrutura das farmácias – tanto no que se refere aos recursos humanos quanto aos materiais – o acondicionamento dos medicamentos, as condições de controle na aquisição, no armazenamento e na utilização dos remédios.

A vistoria surpresa, realizada sem aviso prévio ou utilização de viaturas identificadas, foi feita simultaneamente em 187 órgãos.

Suzano

Os equipamentos de saúde vistoriados em Suzano foram as UBS de Palmeiras e a Isaac Oguime. Em ambas os fiscais listaram a falta de luz de emergência ambiente e também não há gerador de energia, além de controle de estoque máximo de medicamentos.

As instalações também não têm Registro de Responsabilidade Técnica do Conselho Regional de Farmárcia.

Na Isaac Omigue, a situação era ainda pior, já que segundo o TCE ela não tem farmacêutico responsável presente na farmácia, além de medicamentos e materiais estarem encostados na parede.

Segundo a Secretaria de Saúde de Suzano, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Palmeiras conta com responsável técnico pelo setor Farmacêutico e controle de estoque em planilhas informatizadas.

Quanto às outras demandas, a pasta irá tomar as medidas cabíveis em cada item apresentado no relatório o mais rápido possível.

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou também que aguarda manifestação oficial sobre a UBS Dr. Isaac Oguime do TCE.

Com Informações: G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Fechar Menu