Suzano vai propor ao Estado integração de trens com linhas municipais
Foto: Wanderley Costa

Suzano vai propor ao Estado integração de trens com linhas municipais

A Prefeitura de Suzano vai propor ao governo do Estado a implementação de um sistema de integração de trens com ônibus e vans das linhas municipais.Uma audiência para tratar do assunto foi solicitada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi ao secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy

A Prefeitura de Suzano vai propor ao governo do Estado a implementação de um sistema de integração de trens com ônibus e vans das linhas municipais. Na manhã desta segunda-feira (04/02), o prefeito Rodrigo Ashiuchi solicitou audiência com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, para tratar do assunto e verificar a possibilidade de colocar a medida em prática. Se assim acontecer, os usuários poderiam utilizar os dois serviços pagando apenas uma passagem, a exemplo que já ocorre em relação aos coletivos que atuam nas linhas intermunicipais.

O pedido foi feito durante evento em Mogi das Cruzes que marcou o início da operação do Expresso Leste, da Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM), que vai atender cidades do Alto Tietê com viagens em toda a Linha 11 – Coral, ou seja, entre as estações Luz, no centro da capital, e Estudantes, em Mogi, sem baldeação (quando os passageiros precisam trocar de composição) em Guaianases, na zona leste. De acordo com o prefeito, o secretário acenou positivamente para que em breve seja agendada uma reunião e a proposta possa começar a ser debatida.

Em média, 75 mil pessoas embarcam e desembarcam dos trens todos os dias na cidade. Segundo Ashiuchi, o objetivo da pasta é garantir cada vez mais melhorias para a população e o transporte público de qualidade e eficiente é essencial na vida de grande parte das pessoas que vivem e trabalham em Suzano.

Além de Ashiuchi e Baldy, também estiveram presentes no evento o presidente da CPTM, Pedro Tegon Moro, o prefeito mogiano Marcus Melo, o deputado federal Marco Bertaiolli, os deputados estaduais Marcos Damásio, Estevam Galvão e Luiz Carlos Gondim, o recém-eleito deputado estadual Rodrigo Gambale, vereadores e secretários de municípios da região, entre outros. Após o anúncio do serviço, as autoridades e demais presentes embarcaram em um trem na Estação Mogi das Cruzes, onde estavam, e fizeram uma viagem simbólica com destino a São Paulo.

O Expresso Leste é um serviço realizado a partir de composições mais modernas e trajetos com tempo reduzido. Até então ocorre entre as estações Luz e Guaianases e agora será executado em toda a extensão da Linha 11 – Coral: inicialmente, das 9 às 15 horas de segunda a sexta-feira e em todas as partidas aos sábados, domingos e feriados. Trata-se de uma primeira fase para implementação da mudança, principalmente para testar o sistema de distribuição de energia. A expectativa é de que nos próximos meses o serviço esteja em sua plenitude, ou seja, em todos os horários. No Alto Tietê, além de Suzano, a mudança também beneficiará passageiros que embarcam e desembarcam em Ferraz de Vasconcelos, Poá e Mogi das Cruzes.

Com Informações: Secop

Fechar Menu