Suzano testa tecnologia chinesa que usa luz para atrair Aedes aegypti

Vinte armadilhas serão usadas na pesquisa que atrai fêmea do mosquito.
Município vai ser o primeiro no Brasil a usar oficialmente esse sistema.

Na luta contra o Aedes aegypti, Suzano fez uma parceria com uma empresa chinesa pra testar armadilhas. O equipamento, que parece um poste, atrai o mosquito pela luz. O material chegou em Suzano nesta quinta-feira (16). No total são 20 armadilhas contra pernilongos e, principalmente, contra a fêmea do Aedes aegypti. A primeira armadilha foi montada no Centro de Saúde II.

Vai funcionar inicialmente em fase de testes. A tecnologia é chinesa e veio parar em Suzano depois de uma parceria com a prefeitura. O município, inclusive, vai ser o primeiro no Brasil a usar oficialmente esse sistema. “Foi uma Parceria Público-Privada com uma empresa chinesa, de Taiwan. Eles entraram em contato com a gente e comprei essa ideia de desenvolvermos um projeto piloto no Brasil para fazer uma análise epidemiológica do mosquito” explicou o secretário de Saúde Luis Cláudio Rocha Guillaumon.

Segundo representantes da empresa que está trazendo essa tecnologia para o Brasil, o que atrai o mosquito é a luz azul irradiada pelas lâmpadas. “Quando ele se aproxima da armadilha, leve um choque e cai na cesta. Esse mosquito, então, será coletado e poderemos saber que tipo temos na região. A inteligência dessa armadilha é que ela atrai mais a fêmea do que o macho”, detalhou Fábio Nakao, representante da empresa importadora da tecnologia.

Por enquanto as vinte armadilhas vão ser instaladas na área central da cidade, mas só durante o período de testes. “É na área central por um fator estratégico. Temos aqui no centro uma área com muito mosquito. Pela nossa história de casos de mosquito e porque fica perto do local para acompanhar a pesquisa”, disse o secretário.

O secretário de Saúde de Suzano disse ainda que, esse projeto piloto vai passar por pelo menos quatro fases e deve ser apresentado no Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde.

Com Informações: G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Deixe uma resposta

Fechar Menu