Suzano participará de estudo nacional sobre qualidade da educação infantil
Foto: Irineu Junior

Suzano participará de estudo nacional sobre qualidade da educação infantil

Coleta de dados começará ainda neste mês nas escolas; objetivo é analisar práticas pedagógicas e fazer panorama sobre o ensino oferecido. Suzano está entre os 12 municípios do País que fará parte do estudo.

Suzano está entre os 12 municípios do País que fará parte do “Estudo Nacional sobre Qualidade da Educação Infantil 2020”, realizado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), em parceria com o Itaú Social e o Lepes (Laboratório de Estudo e Pesquisa em Economia Social da Universidade de São Paulo – USP/Ribeirão Preto). O objetivo é fazer um panorama sobre o ensino oferecido.

Nesta quarta-feira (11/03), a Secretaria de Educação de Suzano promoveu uma reunião de sensibilização com diretores das escolas da rede municipal. O encontro ocorreu no período da manhã no Complexo Educacional Mirambava e contou com a participação de representantes das entidades envolvidas e do chefe da pasta, Leandro Bassini.

Na oportunidade, foi informado que a coleta de dados terá início no final de março e seguirá por seis semanas. O estudo vai contemplar todas as escolas de educação infantil do município com observação em pelo menos uma sala de aula de cada unidade, por meio de sorteio. Serão envolvidas 140 turmas do G2 e do G5, que servirão de amostragem para a avaliação.

A pesquisa será feita a partir de observações das práticas pedagógicas e do ambiente escolar, bem como de entrevistas com diretores, professores e pais, buscando analisar elementos da configuração escolar, como espaço físico, qualidade de tempo com as crianças, interações com os alunos, entre outros. Deste modo, as avaliações individuais sobre os profissionais e o nível de aprendizagem das crianças não estão presentes no escopo do estudo.

A treinadora de instrumento do Lepes, Priscila Castilho, explicou que a metodologia tem como base a neurociência. “Fico feliz de ver a sala cheia. É muito bonito quando nós percebemos uma rede municipal aberta e engajada neste processo, porque não é fácil, mas é um trabalho em conjunto que trará melhorias a todos os envolvidos”, destacou.

Os resultados serão divulgados a partir do final de 2020, pautados em um relatório de todas as cidades participantes, com a intenção de oferecer uma visão das práticas pedagógicas oferecidas na educação infantil em diferentes estados e regiões do Brasil. Nesse documento, os municípios também não serão identificados em suas práticas, a fim de que se tenha uma visão mais abrangente. Suzano representará a região Sudeste do País.

“Essa preocupação não é só nossa. A qualidade do ensino na primeira infância é importantíssima para o desenvolvimento do ser humano. Por isso a relevância deste estudo. A partir do resultado, Suzano terá elementos para aprimorar a Educação por meio de políticas públicas e aproveitar ao máximo o potencial de cada criança. É uma oportunidade única participarmos desta experiência e fico muito grato por isso”, disse Bassini.

Com Informações: Secop

Fechar Menu