Suzano encaminha mais 300 pessoas para cirurgia de catarata

Com isso, a administração municipal somará 600 procedimentos realizados neste ano; objetivo é reduzir, de maneira significativa, a lista de espera

A Prefeitura de Suzano deu início nesta semana ao encaminhamento de pessoas para cirurgias oculares para a correção da catarata. Ao todo, 300 munícipes que estavam no aguardo desde 2014 serão contemplados. O objetivo é reduzir, de maneira significativa, a lista de espera na rede pública de saúde, herdada pelo atual governo da gestão anterior. Com os encaminhamentos de pacientes, a administração municipal somará 600 procedimentos realizados neste ano. No início de outubro, 300 pessoas foram atendidas.

A ação, que será promovida até o final deste mês, conta com apoio da Santa Casa de Misericórdia de Suzano e de entidades parceiras. As cirurgias de alta complexidade serão realizadas em instalações médicas conveniadas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Cláudio Rocha Guillaumon, a verba para a promover as cirurgias foi liberada recentemente pelo governo do Estado, com origem no Ministério da Saúde, para os municípios com condições de realizar os procedimentos. Na oportunidade, foram liberados recursos compatíveis à tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para Guillaumon, essa é uma ação importante, uma vez que vai equacionar a fila de espera por cirurgias de catarata.

Catarata

A catarata é uma doença que atinge a região dos olhos conhecida como cristalino, tornando-o opaco (incapaz de permitir a luz passar). Isto causa a diminuição da capacidade de visão, podendo atingir tanto um quanto os dois olhos.

Seus sintomas são visão desfocada, insensibilidade à luz e cores, dificuldade de observar luzes brilhantes e dificuldade de ver durante a noite. Os problemas de saúde associados à catarata são o aumento no risco de acidentes e depressão, atingindo principalmente pessoas com mais de 50 anos.

Com Informações: Prefeitura de Suzano

Deixe uma resposta

Fechar Menu