Suzano assina convênio que apoia planejamento da cidade e região
Foto: Wanderley Costa

Suzano assina convênio que apoia planejamento da cidade e região

Plataforma digital da Emplasa vai possibilitar a gestão de informações geoespaciais visando aumentar eficiência

 

A Prefeitura de Suzano firmou na tarde de ontem, um convênio com a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) para a implantação do Sistema de Informações Metropolitanas (SIM). A plataforma digital possibilita a gestão de informações geoespaciais de fontes oficiais do município. O principal objetivo é apoiar o planejamento regional de modo integrado, dando mais agilidade e eficiência à implementação de políticas públicas.
 
O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), acompanhado do secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis José Vieira, recebeu os representantes da Emplasa para a assinatura do convênio. Com recursos de visualização, inserção e edição de dados geoespaciais de modo amplo, o sistema permite uma visão integrada do território, tornando-o instrumento de planejamento regional. Ele também facilita análises e a geração de relatórios a partir de um painel com gráficos e tabelas dinâmicos.
 
A ferramenta, segundo o prefeito, possibilitará respostas rápidas a perguntas estratégicas, garantindo que as ações e a aplicação das políticas públicas sejam mais ágeis e direcionadas às reais necessidades da sociedade. “Na prática, esse sistema de informações geográficas que ficará disponível na internet nos ajudará em diversas partes, como o mapeamento de dados técnicos nas áreas urbanas, rurais e várias outras. Com isso, teremos dados integrados de habitação, meio ambiente e urbanismo entre todas as secretarias”, afirmou Ashiuchi.
 
Visando à difusão do uso do SIM no setor público, várias funcionalidades foram agregadas ao aplicativo, inicialmente voltado para os municípios. Essas funcionalidades levam em consideração demandas que garantem integridade e segurança, observando aspectos territoriais, conteúdo geoespacial disponível e expectativas dos clientes. A plataforma colaborativa conta, ainda, com recursos de controle da exibição simultânea de várias camadas de dados, edição de atributos, controle de permissão de usuários, filtros por atributos, localização de pontos a partir de endereços ou coordenadas, entre outros.
 
O SIM não só oferece um panorama do território municipal como também ajuda a difundir o geoprocessamento e o uso dos dados geoespaciais no setor público, potencializando sua ação em escala regional. “Essa ferramenta é inovadora porque é um sistema colaborativo, em que um órgão estadual ou municipal pode inserir e editar suas informações”, explica Vieira.
 
Com Informações: Portal News
Fechar Menu