SAÚDE – Laudo da mamografia em Suzano: a preparação das UBSs para a demanda do Outubro Rosa
Foto: Reprodução/Prefeitura de Suzano

SAÚDE – Laudo da mamografia em Suzano: a preparação das UBSs para a demanda do Outubro Rosa

A data 19 de Outubro, neste sábado, celebra o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama e serve para lembrar sobre a importância do tratamento e da prevenção deste tipo de câncer, responsável pela morte de 16.724 mulheres em 2017, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

De acordo com a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (INCA), este é o tipo que mais atinge e mata mulheres no mundo todo, depois do câncer de pele não melanoma. Além disso, o risco é maior para as mulheres com mais de 50 anos, que correspondem a 4 em cada 5 casos registrados.

E para detectar este tumor, diversas entidades durante todo o mês de outubro produzem vídeos e textos informativos sobre o autoexame para ajudar as mulheres a identificarem possíveis nódulos na região dos seios e das axilas, que podem servir como um sinal da presença do câncer de mama.

Mas o autoexame não deve ser a única forma de prevenção, o mais indicado é buscar por um profissional que eventualmente apontará a necessidade de realizar uma mamografia se forem encontrados sinais positivos, por isso é importante consultar-se regularmente com um ginecologista.

 

E as suzanenses?

Na cidade de Suzano, temos 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da unidade da UBSF Alterópolis que, segundo documento disponível no site da Prefeitura, também possui ginecologista na grade de funcionários.

A reportagem da Rádio SAT entrou em contato com essas Unidades e constatou que das 13, nove delas possuem ginecologista, 2 não tem e outras 2 nem mesmo responderam quando foram contatadas.

Mas mesmo com a presença do profissional, as mulheres interessadas em marcar uma consulta ainda enfrentam problemas.

Na Casa Branca, por exemplo, só abrirão novos agendamentos no próximo ano; No Jardim Alterópolis não agendam novas consultas há 2 meses e nem há previsão de quando novas vagas serão abertas, enquanto isso o atendimento é só emergencial, pois as gestantes não podem permanecer sem acompanhamento; o Jardim Monte Cristo se encontra na mesma condição.

Por isso, para tentar atender a demanda, as enfermeiras fazem o acolhimento das mulheres.

Já as unidades de Palmeiras e do Jardim Colorado atendem normalmente, mas são as únicas que operam sem qualquer problema.

Segundo nota da Secretaria de Saúde de Suzano: “A pasta municipal está preparando a convocação de mais ginecologistas com a conclusão do concurso público realizado no ano de 2018, onde três profissionais foram convocados e dois já assumiram as funções na rede municipal”.

Em relação à mamografia, o exame é solicitado pelo ginecologista e a paciente é direcionada à Santa Casa da Misericórdia de Suzano, ou redirecionada ao Estado pelo Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), segundo a Secretaria de Saúde.

Mas o objetivo da Prefeitura é conseguir novo equipamento para atender a cidade, e ainda na nota a Secretaria destacou: “A aquisição de um novo mamógrafo está em fase de licitação para empresa especializada em radiologia, com o objetivo de ofertar exames no Ambulatório Médico de Especialidades”. Essa é uma notícia importante para todas as mulheres da cidade, que esperam ações da Prefeitura capazes de gerar mudanças e melhorias no atendimento das UBSs. Ações além de dias de maquiagem e cartazes rosados ao longo dos 31 dias de outubro.

Com informações: Jenyfer Martins

Fechar Menu