Roberto Carlos e Ana Carolina retiram letras de sites

Roberto CARLOS

Desde o ano passado, os usuários que procuram letras de músicas de Roberto Carlos e Ana Carolina na internet vem encontrando dificuldades para encontrá-las. Isso acontece porque os detentores dos direitos dessas obras pediram sua retirada à Studio Sol, empresa responsável pelos sites CifraClub e Letras.mus.

No caso das músicas de Roberto Carlos, o comunicado foi feito em setembro, pela Sony / ATV. Alguns meses antes, Ana Carolina já havia feito o mesmo pedido. Cada artista alega um motivo diferente para a ação. Contudo, ambos negam tratar-se de censura. “Algumas letras têm peso comercial, como ‘Esse Cara Sou Eu’. Não temos interesse em disponibilizá-la. Isso é um negócio, não é questão de censura”, justifica Dody Sirena, empresário de Roberto Carlos.

Já o assessor de Ana Carolina, Horácio Brandão, alega que o pedido para retirada do ar ocorreu por uma questão de qualidade. Segundo ele, a ação visa evitar que o material seja publicado com alterações.

De qualquer forma, tanto Roberto Carlos, quanto Ana Carolina mantém parte de seu catálogo disponível nos sites. Ao pesquisar a música “O Portão”, lançada por Roberto em 1974, constatamos que a letra ainda está lá. O mesmo não acontece com “Esse Cara Sou Eu” que, no lugar da letra, exibe o comunicado: “Essa música foi removida em razão de solicitação do(s) titular(es) da obra. O Letras.mus.br está trabalhando para obter o licenciamento desse conteúdo”. O advogado da Sony/ ATV, José Diamantino, explica que é necessário esperar a autorização do próprio Roberto para que uma letra seja publicada.

Segundo a responsável pelo conteúdo dos sites, Rosi Benini, as letras são autorizadas por meio de um convênio com a Ubem (União Brasileira de Editoras de Música). A cada mês, eles recebem uma lista com as composições de gravadoras e editoras filiadas à Ubem.

Fonte: Portal Sucesso

Deixe uma resposta

Fechar Menu