Quer parar de fumar? Veja 6 dicas de alimentos e bebidas que podem ajudar

São dicas de alimentos saudáveis que podem ajudar no controle da vontade de acender um cigarro.

fumo

Causador de doenças como câncer, problemas respiratórios diversos e AVC, o tabagismo é um problema de saúde pública em todo o mundo. A doença é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano apenas no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o intuito de alertar a população sobre os perigos do fumo, a OMS criou o “Dia Mundial Sem Tabaco”, comemorado no dia 31 de maio.

Para quem está deixando ou pretende parar de fumar, aqui vão algumas dicas de alimentos saudáveis que podem ajudar no controle da vontade de acender um cigarro.

·Aposte no leite e em derivados
O leite é um importante aliado para evitar do vício. Sua ingestão altera o sabor do cigarro. Além disso, estimula a produção de serotonina, o nosso hormônio da tranqüilidade, que inibe a ansiedade do fumo.

·Invista no levedo de cerveja
O levedo de cerveja é uma das maiores fontes naturais de vitaminas do complexo B. “Essas substâncias agem no sistema nervoso controlando a ansiedade causada pela falta de nicotina, o que auxilia quem está largando o vício”, explica a nutricionista da Nação Verde, Paula Castilho. O suplemento pode ser consumido em pó ou em cápsulas.

·Tome suco de laranja
Quando fumamos regularmente, perdemos uma grande quantidade de vitamina C, e nosso corpo costuma compensar essa falta com alguns elementos não naturais que recebe da nicotina. “É por isso que, para pararmos de fumar de maneira mais rápida, é muito importante começarmos a receber mais Vitamina C por meio do consumo de sucos cítricos como o de laranja ou das próprias frutas”, explica a especialista.

·Coma Brócolis
O alimento é importante na prevenção de doenças pulmonares. Ele tem fibras que ajudam a produzir mais serotonina no momento da digestão. “O brócolis ajuda principalmente quem gosta de fumar depois do almoço ou jantar”, diz Castilho.
. Consuma aveia e arroz integral.
Devido ao alto conteúdo de selênio, mineral com alto poder antioxidante, a aveia e o arroz integral eliminam radicais livres provocados pelo fumo. “Por causa de suas características, eles também ajudam na prevenção do câncer”, ressalta a nutricionista da Nação Verde.

· Beba água
É fundamental beber muita água. O consumo ideal é de pelo menos 1,5 litro por dia. A bebida ajuda o organismo a aumentar a frequência urinária, o que contribui para eliminar toxinas.

Fonte: Parananashop

CARIMBO

Deixe uma resposta

Fechar Menu