Programa Boa Visão fará inscrições de idosos a partir desta 4ª feira (21)

Programa Boa Visão fará inscrições de idosos a partir desta 4ª feira (21)

Interessados devem ter idade igual ou superior a 60 anos e morar em Suzano; cadastros ocorrerão no Complexo Educacional Mirambava

O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) realiza na quarta e na quinta-feira (21 e 22/03) inscrições de idosos para marcação de consultas médicas oftalmológicas como parte integrante da Operação Melhor Idade do programa Boa Visão 2018. A oportunidade é voltada para pessoas que tenham idade igual ou superior a 60 anos e que sejam moradores de Suzano. O objetivo da iniciativa é conceder óculos para aqueles que precisarem e também encaminhar para tratamentos específicos em caso de necessidade. Com o slogan “Olhos que veem, coração feliz”, expectativa é atender cerca de 1,5 mil idosos nos dois dias.

Na manhã desta segunda-feira (19/03), foi realizada uma reunião do grupo responsável pela execução programa para tratar sobre os detalhes desta etapa da iniciativa. Além de representantes do Saspe e da Secretaria Municipal de Educação, de assistentes sociais e de funcionários do setor administrativo, também participaram do encontro membros da Guarda Mirim de Suzano, que prestarão auxílio na organização e no preenchimento dos cadastros dos interessados nas dependências do Complexo Educacional Mirambava (rua Campos Salles, 884, no centro), das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.

Para participar, é necessário apresentar um documento de identidade e um comprovante de endereço. Os idosos que forem até lá nos dias 21 e 22 passarão por uma triagem, que será realizada por quatro assistentes sociais, e depois receberão uma senha para serem atendidos em um dos dez guichês, onde os atendentes farão a inscrição e informarão aos participantes as datas e as horas das consultas. Os atendimentos com os três médicos oftalmologistas ocorrerão no Ambulatório de Especialidades Dr. Joracy Cruz (rua Kazuo Kajiwara, 33, Parque Santa Rosa) em dois finais de semana consecutivos, nos dias 7, 8, 14 e 15 de abril.

A coordenadora do programa Boa Visão, Solange Fiamini, destaca que se trata de uma ação preventiva estabelecida pela lei municipal nº 2.634/92. Se forem detectados casos especiais durante as consultas, como catarata, glaucoma, deslocamento de retina, entre outros, os participantes serão encaminhados para atendimento na rede municipal de saúde.

Ela lembra que em 2017 o programa não foi executado em sua totalidade porque o governo anterior não havia reservado a verba necessária. Em 2018, a estimativa é de que sejam realizadas 6,9 mil consultas, entre pessoas com mais de 60 anos (1,5 mil) e crianças das redes municipal e estadual de educação e da unidade do Sesi (5,4 mil). Além disso, atualmente, estão em andamento os exames-testes com quase 24 mil alunos de 108 instituições de ensino. As consultas ocorrerão entre os dias 5 de maio e 17 de junho.

Com Informações: Secop/PMS

Fechar Menu