Prevenção ao suicídio é tema de audiência hoje na Câmara

Ciclo de palestras acontece em Suzano, às 18 horas, com especialistas de áreas como psicologia e educação

Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano
 
A partir das 18 horas de hoje, a Câmara de Suzano realizará uma audiência pública com ciclo de palestras que tratará sobre a prevenção ao suicídio. A ação será comandada pela Comissão Permanente de Política Social, que é presidida pelo vereador Lisandro Frederico (PSD). O ciclo de palestras contará com a participação de Dulce Ramos, psicóloga que tratará sobre depressão na visão da psicologia; Leandro Bassini, educador que falará sobre bullying; Jussara Pantaleão, ligada à religião; Ana Rosa Augusto com depoimento pessoal; representante do Centro de Valorização à Vida (CVV), e Luis Claudio Guillaumon, secretário de Saúde de Suzano que falará sobre o processo do Sistema Único de Saúde (SUS) para esse tipo de atendimento.
 
Lisandro explicou que o assunto é pouco abordado. “O tema suicídio, infelizmente, ainda é um tabu. A contradição é que a informação e o debate sobre o assunto são ferramentas importantes de combate ao crescimento no número de casos registrados no país. O suicídio tem destruído vidas e famílias. O índice de mortes causadas por ele é superior a doenças como AIDS e alguns tipos de câncer”, pontuou.
 
A audiência será transmitida na íntegra pelo canal da Casa de Leis no YouTube, TV Câmara de Suzano. “De acordo com os números oficiais do Ministério da Saúde, 32 brasileiros se matam por dia. E falar sobre o assunto é a melhor solução, por isso, a Câmara de Suzano dará a sua contribuição colocando este tema como foco das discussões. Teremos a oportunidade de ouvir especialistas e pessoas que tiveram a vida completamente mudada, após um caso de suicídio na família”, garantiu. 
 
Conscientização
 
Setembro amarelo é uma campanha mundial anual de conscientização sobre e para a prevenção do suicídio. No país, a ação foi implantada em Brasília, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). No Estado de São Paulo, a campanha começou um ano antes, e acontece desde 2014.
 
No mundo, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) é que propaga a divulgação da causa, juntamente à Organização Mundial da Saúde (OMS). Em parceria, ambas instituíram em 2003, o dia 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
 
Com Informações: Portal News

Deixe uma resposta

Fechar Menu