Pontos de ônibus ganham novos abrigos com energia solar
Foto: Divulgação Secop

Pontos de ônibus ganham novos abrigos com energia solar

Instalações ocorrem em parceria com a iniciativa privada; o mais recente fica na estrada do Pavoeiro, em Palmeiras.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano realiza a instalação de novos abrigos com energia solar em pontos de ônibus. Desta vez, as implantações contam com a participação da iniciativa privada, sendo que a primeira estrutura foi concluída nesta semana e outras quatro estão previstas, também com custo zero para o município. Desde o ano passado, Suzano tem este modelo, seguindo um trabalho de recuperação e implantação de novos abrigos com o uso de painéis solares e baterias para a iluminação.

O serviço concluído nesta semana contempla um ponto de ônibus na estrada do Pavoeiro, no bairro Clube dos Oficiais, distrito de Palmeiras, em parceria com o parque aquático Magic City. A estrutura tem 25 m² e instalação elétrica de duas placas de energia fotovoltaica, com potência de 150 watts, seguindo projeto e orientação do setor de engenharia da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana. O abrigo já está aberto aos usuários enquanto segue com a adesivagem e com a fase testes de funcionamento, conforme as condições climáticas. Isso porque a geração de energia depende da luz solar para a recarga das baterias do sistema.

Além disso, outros quatro abrigos de pontos de ônibus semelhantes devem ser implantados na cidade, igualmente com custo zero, em parceria com a iniciativa privada, que terá espaço para divulgação. A estrutura também apresenta mapa e informações essenciais sobre localização, elaborado pela pasta responsável, e ainda um sistema de alarmes que inibe atos vandalismo contra o dispositivo instalado.

Desde o ano passado, Suzano conta com esse modelo em cinco pontos na avenida Major Pinheiro Fróes, na rodovia Índio Tibiriçá (SP-31) – atual e antiga – e na Praça do Sol Nascente. O secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, enfatizou a importância da modernização por meio da parceria. Ele disse que a equipe se alegra por mais uma vez levar instalações adequadas e inteligentes aos passageiros do transporte público, que terão mais conforto nas dependências do abrigo e mais segurança com a iluminação a partir de uma fonte de eletricidade limpa e acessível.

Com Informações: Secop

Fechar Menu