Passe Livre de Suzano passa a atender apenas estudantes com renda familiar de até três salários mínimos

Passe Livre de Suzano passa a atender apenas estudantes com renda familiar de até três salários mínimos

Mudança foi regulamentada através de Lei Complementar. Renda família não pode ultrapassar R$ 2.895,00.

Uma Lei Complementar aprovada recentemente em Suzano alterou os critérios para receber o Passe Livre. A condição social dos alunos está entre as principais mudanças. Com o cartão, o estudante pode andar de ônibus gratuitamente na cidade. As alterações no documento devem diminuir a quantidade de estudantes com direito ao benefício.

A condição social do aluno que pode receber está entre as principais mudanças. Para usar o benefício, a partir de agora, os estudantes de escola particular, ensinos técnico e superior vão ter que comprovar baixa renda, ou seja, a renda familiar não pode ultrapassar o valor de três salários mínimos, o equivalente a R$ 2.895,00.

A estudante Thaís Pereira está preocupada. Ela trabalha o dia todo e faz faculdade de serviço social à noite. Thaís paga todos os custos com mensalidade, material, lanche. Se perder o Passe Livre a situação fica complicada. ”Sem o Passe Livre fica bem pesado. Dependendo da condição financeira seria difícil manter os estudos.”

O programa foi criado em 2013 e esse ano passa por mudanças. A prefeitura informou em nota que as mudanças na lei são fundamentais para que o programa seja utilizado apenas pelas famílias que realmente necessitam do benefício. Dos 19 vereadores apenas 1 foi contra as alterações.

“Sou a favor do corte de privilégios, mas não dos direitos das pessoas. O Passe Livre foi adquirido pelo estudantes de Suzano em 2013, em poucos anos a gente vê uma restrição que impede o estudante que não tem condições de pagar a passagem, continuar estudando. Quando a gente mexe na educação é preciso um estudo para ver como isso vai impactar nas escolas, nas universidades e isso não aconteceu”, disse o vereador Lisandro Frederico.

No segundo semestre de 2017, em Suzano, quase 4,2 mil alunos foram beneficiados pelo Passe Livre. As inscrições para o programa devem começar ainda neste mês.

 

A administração também reforça que os estudantes das escolas públicas dos ensinos infantil, fundamental e médio já são atendidos pelo transporte municipal e estadual, ou seja, esses alunos não usam o Passe Livre e não vão ser afetados. É bom lembrar também que quem não tem o benefício e é estudante tem direito a meia passagem.

Com Informações: G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Fechar Menu