MOGI – Cidade registra mais nove casos de sarampo
Foto: Cristine Rochol/PMPA

MOGI – Cidade registra mais nove casos de sarampo

A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes informou que até esta terça-feira (17) a cidade havia registrado mais nove casos de sarampo. Ao todo, só neste ano, já foram 27 confirmações da doença, de acordo com a Pasta da Saúde.

Conforme o último levantamento realizado pela reportagem na semana passada, a cidade já imunizou 30 mil mogianos só no primeiro semestre deste ano.
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que pode evoluir para casos mais graves. As pessoas infectadas podem apresentar sintomas como a febre alta, acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes indícios, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.
A vacina aplicada para a prevenção da doença é a tríplice viral, que oferece imunização contra sarampo, rubéola e caxumba – e está prevista no Programa Nacional de Imunizações (PNI) aos 12 meses de idade, com reforço aos 15 meses. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
No início de julho, o Ministério da Saúde alertou a urgência em vacinar os bebês de seis a 12 meses contra a doença. O Estado de São Paulo tem 39 cidades com vacinação recomendada nesta faixa etária, considerada de maior vulnerabilidade.
Com informações: Portal News
Fechar Menu