ITAQUÁ – Exclusivo: Mamoru afirma que arquivamento de TRÊS denúncias na Câmara comprova que seu governo é sério e responsável
Foto: Reprodução

ITAQUÁ – Exclusivo: Mamoru afirma que arquivamento de TRÊS denúncias na Câmara comprova que seu governo é sério e responsável

No começo do ano foram abertas duas comissões de investigação contra o atual governo, a fim de buscar informações acerca de supostas irregularidades em contratos de prestação de serviços.

A reportagem da Rádio SAT questionou o prefeito de Itaquá, Mamoru Nakashima, sobre a decisão dos vereadores da cidade de arquivar uma terceira denúncia contra o gestor e o governo municipal. Ocorre que no início deste ano, os vereadores de Itaquá abriram duas comissões de investigação contra o governo Mamoru: uma com a finalidade de investigar possíveis irregularidades em um contrato firmado pela prefeitura para o fornecimento de merenda e outro contrato assinado entre a administração municipal e uma empresa de coleta de lixo.

Da forma como as comissões de investigação foram instaladas, ou seja, com os vereadores da oposição (que eram maioria no Legislativo no começo de 2019) antecipando uma possível cassação do mandato do prefeito, o arquivamento das três denúncias indica que houve precipitação dos vereadores e que o governo Mamoru deverá chegar a final (em dezembro de 2020) sem o carimbo de corrupção que a oposição queria pregar em sua gestão: “Desde o princípio o prefeito Dr. Mamoru esteve tranquilo em relação às acusações, pois não havia fundamento e ficou comprovada sua inocência, aportado numa administração séria e responsável”, destacou a assessoria do governo de Itaquá na tarde dessa terça-feira.

Mamoru  pode ser considerado um fenômeno da política de Itaquá e região. Em 2012 ele se elegeu prefeito no primeiro turno ao derrotar o candidato do então prefeito, Armando da Farmácia. Em 2016 conseguiu a reeleição também no primeiro turno e agora está diante de outra ‘missão impossível’. Eleger o seu secretário de Governo e Saúde, Willian Harada, uma vez que o governo sofre com os ataques de candidatos à prefeitura e com uma baixa aprovação da gestão.

 

Como foi o arquivamento das denúncias contra Mamoru na Câmara

A Câmara de Vereadores de Itaquaquecetuba arquivou a terceira denúncia, feita somente este ano, contra o prefeito Mamoru Nakashima. Desta vez, o assunto era referente a supostas irregularidades na contratação dos serviços de merenda escolar no município. Em sessão extraordinária realizada em 10 deste mês, os parlamentares não viram provas suficientes para punir o chefe do Executivo.

Esta denúncia foi protocolada pelo munícipe Leandro da Silva Alves e investigada por uma Comissão Processante, formada pelos vereadores Rolgaciano Fernandes (Podemos), Aparecida Barbosa da Silva (PTB), a Cida da Fisioterapia, e João Batista Pereira de Souza (PSDB), o Pelé da Sucata. Por mais de 90 dias, eles trabalharam em cima do caso para comprovar, ou não, a denúncia realizada. Esta já é a terceira denúncia arquivada pela Câmara este ano, sendo que as outras duas são referentes a supostas irregularidades na contratação da empresa que presta serviços de limpeza urbana e coleta de lixo, a Peralta Ambiental, e de um possível ato de improbidade administrativa quando o prefeito não teria respeitado a legislação vigente e realizou um contrato de emergência com uma empresa para prestar o serviço de transporte público na cidade.

Durante os trabalhos da comissão, o prefeito chegou a participar de uma oitiva na Câmara, onde respondeu a vários questionamentos. Na ocasião, ele negou ter agido fora do que permite a lei e informou que as Secretarias Municipais correspondentes aos assuntos sempre se pautaram ao que diz o departamento jurídico da Prefeitura. O relatório final da denúncia recebeu algumas emendas da vereadora Adriana Aparecida Felix (PSDB), a Adriana do Hospital. Para ela, não é porque a denúncia foi arquivada que a Prefeitura não tenha de prestar mais informações sobre os serviços prestados.

Com informações: Jornalista Bras Santos – freelancer para a Rádio SAT

Fechar Menu