Homens de Suzano poderão fazer exames para detectar câncer de próstata

Rede municipal quer alertar homens sobre a doença.

Os homens de Suzano poderão fazer exames para detectar o câncer de próstata nas unidades básicas de saúde (UBS), durante o mês de novembro. A Prefeitura informou que a campanha Novembro Azul terá a oferta de PSA, com coleta de sangue em laboratório para diagnosticar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna ou câncer.

De acordo com a administração municipal, a expectativa é que cada unidade realize cem coletas durante a campanha, que tem como público-alvo os homens acima dos 45 anos.

Outras ações também serão realizadas durante novembro. Uma delas é um posto volante que deverá estacionar no Largo da Feira aos sábados para coleta de exames.

Nesse caso, a Prefeitura alerta que o resultado será enviado para a unidade mais próxima da casa do paciente.

Todos os servidores públicos municipais terão a oportunidade de fazer o PSA, por meio de estruturas montadas nos prédios públicos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Cláudio Rocha Guillaumon, a intenção da campanha é conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Estamos mobilizando todos os postos de saúde, unidades descentralizadas e também parcerias com entidades para impulsionarmos a oferta desses exames preventivos. Outra atuação importante será a divulgação por meio de cartazes, faixas e outros materiais publicitários. Para concluirmos essa divulgação, também providenciaremos a iluminação de vários pontos da cidade na cor azul, temática da campanha”, comentou o chefe da pasta.

Palestra

A Secretaria de Saúde promoverá na terça-feira (7), às 13h, e 8 de novembro (quarta-feira), às 8h30, uma palestra com urologistas destinada aos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares comunitários de saúde, médicos generalistas, pediatras e clínicos gerais que trabalham nas UBSs e nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

A capacitação terá como enfoque temas urológicos na atenção básica. O encontro será no auditório da Faculdade Piaget.

Com Informações: G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Deixe uma resposta

Fechar Menu