Grafitti revitaliza pilastras do viaduto Leon Feffer em Suzano

Grafitti revitaliza pilastras do viaduto Leon Feffer em Suzano

Ação faz parte do projeto da Secretaria Municipal de Cultura e contará com várias obras de artistas da cidade

Uma das pilastras do viaduto Leon Feffer, em Suzano, está sendo pintada com uma imagem da antiga estação de trem da cidade, e será terminada até o fim de semana, de acordo com os artistas. A ação faz parte do projeto “”Arte Pública” da Secretaria Municipal de Cultura, que visa levar as artes plásticas a locais públicos. No viaduto, está prevista a pintura com graffiti de todas as pilastras com obras de artistas da cidade.
 
Segundo a pasta, “aproximadamente 20 artistas colaboram com a ação e também há uma parceria com a iniciativa privada, o que acaba não gerando custos extras para a administração municipal”. O graffiteiro suzanense José Carlos de Lima, de 38 anos, trabalha há 19 anos com graffiti e está pintando o painel. “A arte leva sensibilidade a quem vê, ainda mais àqueles que observam o processo desde o início e acompanham as etapas”, comentou.
 
O outro artista é Lásaro de Souza, 28, que atua no segmento há 15 anos. “A arte feita nesse painel é chamada de aerografia, pois nós pintamos com tintas em compressores, diferentemente dos sprays que são normalmente usados no graffiti”, explicou.
 
Segundo eles, a previsão para o término do painel é até este fim de semana, o que pode ocorrer ainda antes, caso não chova muito neste período. O projeto engloba todos os pilares do viaduto, que diferentemente da reprodução da antiga estação, terão temas livres e serão feitos por outros artistas.
 
A Prefeitura de Suzano informou que diversos setores estão envolvidos na revitalização. A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos foi responsável pela iluminação, já instalada; os painéis cabem à Cultura e o paisagismo à Diretoria de Parques, Praças e Áreas Verdes. O local, de acordo com a administração municipal, “foi escolhido para receber as melhorias porque é de grande visibilidade, considerado uma das entradas da cidade”.
 
Ações
 
A Escola Municipal Antônio Marques Figueira e o Complexo Educacional Mirambava devem receber as próximas ações do projeto “Arte Pública”. A revitalização integra também o programa “Suzano Mais Bonita”, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, que ainda “participa da elaboração de um projeto da Lei Antipichação e do projeto da Lei Cidade Limpa, além do programa ‘Abrace Suzano’, uma forma de conseguir apoio de pessoas físicas e jurídicas para que possam fazer doação de produtos ou serviços à municipalidade”.
 
Com Informações: Portal News
Fechar Menu