FERRAZ – Cidade lança a “Casa do Futuro”
Foto: Aurélio Alves /DeCom Ferraz

FERRAZ – Cidade lança a “Casa do Futuro”

A Secretaria de Assistência Social de Ferraz de Vasconcelos instalou nesta terça, 24, a unidade móvel do cadastro único, o “Casa do Futuro”, que percorrerá vários bairros com o objetivo de oferecer aos munícipes de forma mais acessível a possibilidade de cadastramento em programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Renda Cidadã.

O evento de instalação do equipamento no município ocorreu em frente à Prefeitura, na Vila Romanópolis, e contou com a presença não só do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, mas também de outras autoridades do município.

A nova ferramenta para atender à população funciona da seguinte forma: por meio da contratação de uma empresa especializada, a unidade móvel deve passar pelas áreas mais carentes de Ferraz, visto que muitas estão distantes dos quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e da sede do CadÚnico de Ferraz, localizado no Centro de Integração a Cidadania (CIC), no Parque São Francisco. A pequena carreta deverá permanecer em cada região durante uma semana por pelo menos um ano, oferecendo o atendimento de cadastro em programas sociais.

Para os interessados em realizar a atualização de cadastro ou realizar a abertura de um, é necessário levar até a unidade os documentos pessoais não só do solicitante, mas também de todas as pessoas que vivem na mesma casa. Os requisitos específicos de cada programa serão informados no próprio local. Nesta primeira semana, o equipamento ficará na Rua Pedro Foschini, 200, na Vila Romanópolis, também sede da Prefeitura, e após este prazo, de acordo com a pasta, deverá ser instalado em frente ao Bom Prato de Ferraz, na Rua Lourenço Paganucci, 155, na Vila Ana Maria. Depois, o próximo bairro a receber o serviço deve ser a Vila Margarida.

O prefeito Zé Biruta ressaltou a preocupação do governo com as famílias que estão em vulnerabilidade social na cidade. “Nós não gostaríamos de precisar desta unidade, mas infelizmente temos em torno de 20 mil cadastradas no CadÚnico de Ferraz, que dependem inteiramente de programas sociais federais, estaduais e municipais. Por isso, temos que dar o maior carinho para estas pessoas, inclusive para aquelas famílias que precisam, mas não estão cadastradas em nenhum programa. Esperamos aumentar em pelo menos 30% o número de pessoas cadastradas no CadÚnico, mas precisamos que todos divulguem para podermos ajudar mais pessoas possíveis”, disse o chefe do Executivo ferrazense, emocionado.

“O objetivo é facilitar o acesso destas famílias a estes programas. O CadÚnico é a porta de entrada para políticas públicas de assistência social e de programas que beneficiam os mais carentes, por isso é tão importante que este serviço esteja acessível para os munícipe, que agora com o equipamento nos bairro, muitas vezes nem precisará pegar condução para realizar o cadastro. Vamos descentralizar este atendimento com qualidade, com certeza”, disse Rodrigo de Freitas Siqueira, titular da Assistência ferrazense, sobre os benefícios da unidade móvel para a cidade.

Com informações:  Leticia Riente/Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos

Fechar Menu