Vereador Lisandro denuncia eutanásias em casos de Leishmaniose
Foto: Mogi News

Vereador Lisandro denuncia eutanásias em casos de Leishmaniose

Uma denúncia feita pelo vereador Lisandro Frederico (PSD), afirma que animais com suspeita de leishmaniose têm sido recolhidos e mortos de forma irregular em Suzano

Uma denúncia feita pelo vereador Lisandro Frederico (PSD), afirma que animais com suspeita de leishmaniose têm sido recolhidos e mortos de forma irregular em Suzano. Três cães da região do distrito de Palmeiras já passaram pelo procedimento.
Funcionários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) têm visitado os moradores de Palmeiras e solicitam a autorização para o recolhimento de amostras de sangue dos cães. “Esta conduta é ilegal. O próprio Tribunal de Justiça de São Paulo já decidiu em diversos casos que os tutores não são obrigados a entregar um animal diagnosticado com a doença”, informou o vereador.
Procurada, a Prefeitura negou as acusações. “A informação não procede. No que se refere ao tratamento, o Conselho Federal de Medicina Veterinária e o Ministério da Saúde preconizam a eutanásia em casos de leishmaniose em animais.
Contudo, caso o proprietário prefira, ele pode arcar com eventuais despesas no tratamento e isolamento físico. Dos três animais, o proprietário, de livre e espontânea vontade, optou pelo procedimento de eutanásia. Os animais foram recolhidos e o procedimento foi realizado no setor de Controle de Zoonoses; o proprietário foi convidado a acompanhar os procedimentos”, afirmou o Executivo.
Com Informações: Portal News
Fechar Menu