Estudantes de Suzano reclamam da demora para acesso ao Passe Livre
Foto: TV Diário

Estudantes de Suzano reclamam da demora para acesso ao Passe Livre

Eles afirmam que entrega de documentos começa só em março e por enquanto pagam pelo transporte. Prefeitura, porém, diz que entrega teve início em fevereiro.

As aulas já começaram para alguns estudantes e, em Suzano, quem depende do Passe Livre precisa pagar a passagem do bolso. Eles afirmam que entrega de documentos começa só em março e por enquanto pagam pelo transporte. Prefeitura, porém, diz que entrega teve início em fevereiro.

A universitária Rafaela Alves Marques, que tem o benefício desde 2013, mandou a reclamação para o G1. “Todo semestre é assim. As aulas começaram agora e ficamos sem o benefício. Enquanto isso, vamos pagando passagem”, reclama Rafaela.

O prazo para cadastramento e recadastramento pela internet começou em 24 de janeiro. Depois disso, o próximo passo é a entrega dos documentos.

Bruno de Freitas Silva é estudante de direito e tem o benefício. Ele afirma também que fica sem o Passe Livre em dois períodos do ano por causa do recadastramento. “Usamos normalmente no primeiro semestre a partir de março e no segundo em setembro. O restante sai do bolso do estudante que já arca com livros, alimentação e a mensalidade da faculdade”, explica Silva.

Ele utiliza também o Passe Livre disponibilizado nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. “O recadastramento tem início no começo de janeiro e é muito rápido.”

Nota da Redação: A Prefeitura de Suzano informou que como “o programa é semestral, o recadastramento acontece sempre em janeiro e julho.

Segundo a administração, “a renovação semestral serve para ter o controle dos estudantes que estão realmente matriculados em uma instituição de ensino.” Quanto aos prazos, a Prefeitura destacou que a entrega de documentação começou na quarta-feira (7).

A Prefeitura informou ainda que o ajuste do cronograma mais para o final de janeiro é uma reivindicação antiga dos alunos que afirmam que as instituições de ensino promovem suas matrículas e transferências nos dias anteriores próximos ao início das aulas.

A administração explicou que 4.650 alunos foram agendados para a entrega de documentos de solicitação do benefício e que só depois da entrega e análise será possível precisar os que se qualificaram para o Passe Livre.”

Com Informações: G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Fechar Menu