Entrega dos carnês do IPTU é concluída em Suzano
Foto: Wanderley Costa

Entrega dos carnês do IPTU é concluída em Suzano

A Prefeitura concluiu a entrega dos carnês do IPTU no município de Suzano. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Finanças, neste ano, foram distribuídos cerca de 118 mil carnês. A distribuição foi iniciada na segunda quinzena de fevereiro. 

De acordo com a Prefeitura, a data para o pagamento da primeira parcela será no dia 15 de março. Para aqueles que preferirem fazer o pagamento à vista, receberão um desconto de 5% no valor cobrado. O munícipe também poderá parcelar o pagamento do IPTU em até 10 vezes.
A distribuição dos carnês foi efetuada entre o mês de fevereiro e início de março, contemplando mais de 118 mil domicílios. De acordo com a Secretaria de Planejamento, o município conta com aproximadamente 130 mil imóveis.
O valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) cobrado pelas prefeituras varia de acordo com o município, assim como o valor total de sua arrecadação. O dinheiro arrecadado com o IPTU é investido em melhorias e obras dos municípios.
Neste ano, na cidade de Suzano, não haverá nenhum aumento no valor cobrado. Segundo a Secretaria de Planejamento e Finanças de Suzano, o reajusta será de 4,56%, que é o valor do IPCA do período. A Secretaria afirma que este não é um aumento e sim cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
A Secretaria explica que como a correção monetária de 4,56%, quem optar pelo pagamento à vista vai pagar, na prática, um valor menor do que o ano passado. Contando com o desconto de 5%, o total a ser pago será 0,44% menor do que em 2018.
A estimativa de arrecadação para o município é de cerca de R$ 98 milhões de reais, contudo, a Secretaria de Planejamento explica que este valor deve ser tratado como uma previsão. No município de Suzano, o montante será destinado às áreas da Saúde, Educação e Infraestrutura.

Com Informações: Diário de Suzano

Fechar Menu