EDUCAÇÃO – “Vereador Por Um Dia”: Aspirantes da Guarda Mirim são diplomados na Câmara Municipal
Foto: Ricardo Bittner

EDUCAÇÃO – “Vereador Por Um Dia”: Aspirantes da Guarda Mirim são diplomados na Câmara Municipal

A Câmara de Suzano realizou na manhã desta quarta (2) mais uma edição do “Vereador Por Um Dia” com alunos da Guarda Mirim. Os jovens participantes do Projeto Voto Consciente foram empossados, de forma simbólica, nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Cerca de 90 adolescentes que participaram do projeto acompanharam o evento.

A cerimônia aconteceu no Plenário da Casa de Leis, onde os alunos fizeram juramento e tomaram seus títulos. Esse projeto é desenvolvido todos os semestres pela entidade.

A presidente do Legislativo, vereadora Gerice Lione (PL), elogiou o projeto: “É muito importante para conscientizar os jovens. A política faz parte das nossas vidas em tudo o que vamos fazer”, destacou.

A vereadora Neusa dos Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul, contou que seus dois filhos foram guardas mirins. Ela deu os parabéns aos aspirantes: “A Guarda Mirim é um começo da vida”, afirmou.

O parlamentar Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, disse que o Voto Consciente é um bom trabalho que vai além da Guarda Mirim. “É um trabalho fundamental que fazem pra sociedade, para a cidade e para as famílias”, opinou.

Já o vereador Joaquim Rosa (PL) ressaltou o aprendizado que o projeto permite: “Todos que participaram deste projeto não sabiam como funcionava a política e hoje têm uma visão diferente de como é o processo eletivo e o trabalho dos vereadores”, disse.

O parlamentar Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans, deu um conselho aos jovens: “Trabalhem com o coração. Tudo o que forem fazer, sendo vereador, médico, arquiteto ou professor, façam com o coração”.

 

Eleitos

Nesta edição do Projeto Voto Consciente, os eleitos foram os aspirantes da Guarda Mirim Gabriel Luigi Fortunato de Santana (prefeito), Julio Cesar dos Santos Moura (vice-prefeito), Letícia Gomes da Silva, Abia Franciele dos Santos Pinheiro, Jonatas dos Santos Vitoria e Isabel Cristina de Santana Barbosa (vereadores). Por ter sido a parlamentar mais votada do projeto, Letícia Gomes da Silva assumiu a cadeira da presidente e chamou os demais eleitos para fazerem uso da palavra na Tribuna da Câmara.

“Aprendi com o projeto que não podemos deixar de votar, pois é assim que fazemos a diferença”, disse o prefeito Luigi. O vice-prefeito Julio Cesar disse que o projeto mudou sua vida. “Eu não gostava muito de política. Guarda Mirim, muito obrigado por este projeto maravilhoso”, agradeceu.

“Foi muito importante aprender sobre política, as decisões que temos que tomar na nossa vida e sobre democracia”, disse a vereadora Abia. “O projeto mudou meu jeito de pensar”, revelou o vereador Jonatas. “Agradeço a Guarda Mirim por fazer esse projeto e nos ajudar a entender mais sobre política”, falou Isabel Cristina.

“O projeto fez com que a gente pensasse que a política não é só sobre vereador ou prefeito, a política é uma escolha. Aprendemos que não é fácil cuidar de uma cidade e percebemos que precisamos ajudar, não só ficar criticando”, completou a vereadora Letícia.

O presidente da Guarda Mirim de Suzano, Natal José Francisco, disse que o Vereador Por Um dia é um momento muito importante na vida desses jovens. Ele informou que o objetivo do Voto Consciente, desenvolvido em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, é o despertar o interesse do jovem sobre política. Ao final do seu discurso, Francisco entregou à presidente da Casa de Leis as propostas desenvolvidas pelos jovens durante a realização do projeto.

Também compuseram a mesa de autoridades do evento a coordenadora administrativa da Guarda Mirim, Rebeca Batalha; a psicóloga Herica Phelippe; a assistente social Alessandra Vitorino e a assistente da Coordenadoria Pedagógica, Pâmela Carvalho.

Com informações: Câmara Municipal de Suzano

Fechar Menu