Disco dos Racionais Mc’s entra na lista de leitura obrigatória da Unicamp

Disco dos Racionais Mc’s entra na lista de leitura obrigatória da Unicamp

“Sobrevivendo No Inferno” possui “relevância estética, cultural e pedagógica”, diz comitê responsável pela escolha

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) incluiu o álbum “Sobrevivendo do Inferno” dos Racionais Mc’s em sua lista de leitura obrigatória para o vestibular de 2020. O disco de 1997 está na categoria de poesia, ao lado de trabalhos de Camões e também de “A Teus Pés” de Ana Cristina Cesar (1952-1983), obra fundamental da poesia marginal brasileira lançado pouco antes do suicídio da autora.

Sobre as escolhas, a comissão organizadora disse que os livros refletem “diferentes gêneros e extensões, de autores das literaturas brasileira e portuguesa” e também “possuem relevância estética, cultural e pedagógica para a formação dos estudantes do ensino médio.”

O disco lançado há 21 anos, se tornou um sucesso instantâneo na época, vendendo estimadas 1 milhão e 500 mil cópias, sem o auxílio de uma gravadora multinacional.

O trabalho, considerado um dos mais mais importantes não só do rap nacional, mas da música brasileira como um todo, é marcado pela sonoridade crua e as faixas longas.

Suas letras, escritas em sua maioria por Mano Brown, versavam sobre a desigualdade social, a vida na periferia, o racismo e o cotidiano da população desprivilegiada de São Paulo em particular, mas do país em geral. Do disco saíram canções que se tornaram clássicas como “Diário De Um Detento”, “Capítulo 4 Versículo 3”, “Qual Mentira Vou Acreditar” e “Mágico de Oz”.

Com Informações: Vagalume

Fechar Menu