Defesa Civil de Suzano recebe treinamento do Corpo de Bombeiros na Lagoa Azul
Foto: Irineu Junior

Defesa Civil de Suzano recebe treinamento do Corpo de Bombeiros na Lagoa Azul

Qualificação tem como objetivo preparar agentes para salvamento em locais como rios, lagoas, áreas de alagamento e córregos

A Defesa Civil de Suzano, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, iniciou nesta terça-feira (11/12) o processo de qualificação de seus agentes para atendimento na água. O treinamento, oferecido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, contou com atividades teóricas e práticas na Lagoa Azul, localizada no Jardim Imperador.

Os trabalhos tiveram participação do assessor estratégico da Secretaria de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santo; do comandante da Defesa Civil de Suzano, Antônio Wenzler; do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Sérgio de Assis Andrade; e do instrutor-chefe da qualificação do Corpo de Bombeiros, tenente Marcos Vinícius Carbonel.

Com início às 9 horas, as aulas teóricas foram sediadas no Corpo de Bombeiros, onde foram abordados os desafios e detalhes necessários a se observar durante o atendimento em situações que envolvam a água. Já a parte prática foi realizada na Lagoa Azul. Inclusive, no local, os agentes utilizaram o novo bote salva-vidas – item adquirido recentemente por meio de emenda da vereadora Gerice Lione.

A capacitação tem duração de dois dias e está contemplando todos os agentes da Defesa Civil. Eles já estão recebendo treinamentos para manuseio de equipamentos de proteção individual (EPI) e os utilizados no salvamento de pessoas em situações envolvendo água, como em rios, córregos, lagos, áreas de alagamento, entre outros.
Segundo o instrutor do Corpo de Bombeiros em Suzano, o pleno conhecimento dos protocolos para atendimento à população é fundamental para garantir o apoio às vítimas e a integridade física dos agentes.

Para o chefe da Defesa Civil, o treinamento proporcionado pelo Corpo de Bombeiros permitirá uma melhor preparação aos agentes, principalmente durante os meses de verão. Em caso de ocorrências, o telefone de contato da Defesa Civil de Suzano é o (11) 4748-5394 e o da GCM é o (11) 4746-2433.

Com Informações: Secop

Fechar Menu