De onde surgiu a tradição de usar branco no ano novo?

De onde surgiu a tradição de usar branco no ano novo?

Você sabe como teve início essa tradição?

O fim de dezembro vem chegando e as redes sociais já estão repletas da mesma pergunta: qual cor de roupa usar no réveillon? O supersticiosos garantem que o amarelo atrai dinheiro, o vermelho atrai a paixão e o verde, a esperança. As opções são muitas, mas uma é quase unanimidade: o branco. Mas você sabe como teve início essa tradição?

O branco simboliza, essencialmente, a paz. E isso vem da África, quando as tribos utilizavam essa cor para representar a purificação espiritual e para homenagear Iemanjá na virada do ano. No Brasil, essa tradição teve início no local onde se comemora o réveillon mais famoso do mundo: Copacabana.

E a influência é diretamente africana: em meados dos anos 70, praticantes do candomblé tinham o costume de comemorar a passagem do ano na praia mais famosa do Brasil, trajando branco e oferecendo flores para Iemanjá, a rainha dos mares, segundo a cultura afro. A festa sempre foi muito bonita e os demais frequentadores da praia ficavam encantados, o que fez com que as pessoas começassem a replicar o uso do branco nos anos seguintes, tornando-se uma tradição em todo o país.

Fonte: XD

Deixe uma resposta

Fechar Menu